A Minha Terra — Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local acaba de publicar a brochura “Floresta Multifuncional e Sustentabilidade Territorial”, a qual caracteriza a actividade florestal em Portugal, a nível nacional e por região, e a sua importância económica e social.
No documento, são identificadas várias funções dos espaços florestais, assim como exemplos de boas práticas e iniciativas. Inclui ainda a identificação dos possíveis apoios no quadro das medidas do PEPAC no Continente (Plano Estratégico da Política Agrícola Comum).
Esta publicação destina-se aos activos do sector da produção, transformação e comercialização de produtos agrícolas e florestais e outros agentes com impacto no desenvolvimento dos territórios rurais, pretendendo ser uma fonte de informação e inspiração para os agentes de mudança dos territórios rurais, para que estes retirem todo o potencial das nossas florestas, salienta a Minha Terra.
“A floresta cobre mais de um terço do território de Portugal e é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos que têm um enorme potencial de valorização. É o caso dos produtos florestais não lenhosos — como a cortiça, a resina, os cogumelos silvestres, os frutos, o mel, as plantas aromáticas ou os óleos essenciais — e dos designados serviços de ecossistema”, refere a publicação.
E adianta: “a floresta é cada vez mais valorizada social e politicamente pelo fornecimento destes serviços, mas a remuneração destes para os proprietários ainda é escassa. No entanto, um “novo mundo” aproxima-se e existem oportunidades reais de rendimento para os territórios rurais e para as pessoas que os dinamizam”.
pode ler a brochura “Floresta Multifuncional e Sustentabilidade Territorial” aqui.
Agricultura e Mar
AGRICULTURA E MAR Revista do mundo rural e da economia do mar
