Milho Amarelo recolhe água da chuva para aplicação folear de alta eficácia

“Recolher água da chuva para aplicação folear de alta eficácia” é o novo vídeo do Milho Amarelo, projecto de divulgação científico sobre a cultura do milho sem fins lucrativos.

“Com a introdução de fertilização folear, aprendemos que a qualidade da água utilizada nas caldas é fundamental para o melhor eficácia dos poucos nutrientes que se aplicam por esta via. Com as análises de água que todos nós somos obrigados a fazer para a produção integrada, podemos ver a qualidade da nossa água. Os valores de bicarbonatos deveram estar abaixo de 80 mg/l. No nosso caso, todas as águas dos nossos furos estavam muito acima destes valores”, refere o agricultor João Coimbra, promotor do Milho Amarelo.

E adianta: “assim decidimos por mãos à obra e começar a recolher a água da chuva para este efeito. Vamos agora utilizar uma adega fechada da nossa exploração, utilizamos os seus depósitos para guardar a água para a Primavera Verão. Colocamos caleiras nos telhados e canalizamos para os ditos depósitos toda a água da chuva que cair ao longo do ano”.

Milho Amarelo

A 23 de Março de 2007, aproveitando a plataforma recentemente criada YouTube, começou o projecto Milho Amarelo. Quando começou, propunha-se a filmar e comentar as diferentes fases da cultura do milho ao longo de todo o seu ciclo.

Passados 10 anos e mais de 300 vídeos depois, em 2017 inaugurou uma nova fase, com um website próprio (ver aqui) em que, para além de continuar a acompanhar o ciclo do milho, passou também a abordar todos os vários factores desta cultura.

Desde relatos de projectos de investigação a inovações no mundo agrícola, passou também a contar com dados em directo, tais como cotações de mercado a previsões meteorológicas e uma base de dados de softwares e outras ferramentas para ajuda à actividade agrícola.

A Quinta da Cholda, no coração do Ribatejo, é a base das operações do projecto Milho Amarelo. Fundada no princípio do século XX, desenvolve actualmente a sua actividade na produção de cereais, especialmente milho, na exploração florestal e na produção de energia renovável.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.