“Sementeira directa milho, sem fertilizantes de síntese. Últimos testes” é o novo vídeo do Milho Amarelo, projecto de divulgação científico sobre a cultura do milho sem fins lucrativos.
“Tudo a postos para dar início às sementeiras de milho 2025. Estamos a afinar os últimos pormenores, para que, logo que o solo esteja com condições mínimas de poder receber as sementes , avançamos”, refere o agricultor João Coimbra, promotor do Milho Amarelo.
E adianta: “este ano vamos tentar reduzir fortemente as adubações de síntese e para podermos substituir parte dessas adubações, temos que continuar a activar o solo com biologia e com alimento orgânico, para os nossos micróbios e para as jovens plantas, logo que germinem. Vamos tentar fazer sementeira directa onde a compactação esteja abaixo dos 250 psi nos primeiros 20 cm”.
“Se isso não acontecer iremos passar antes um novo subsolador, que está preparado para evitar trazer o mínimo de solo para a superfície e com disco de corte para esse mesmo fim. Neste caso, vamos inocular com um alimento para a biologia para reparar o distúrbio provocado por esta alfaia”, acrescenta.
Milho Amarelo
A 23 de Março de 2007, aproveitando a plataforma recentemente criada YouTube, começou o projecto Milho Amarelo. Quando começou, propunha-se a filmar e comentar as diferentes fases da cultura do milho ao longo de todo o seu ciclo.
Passados 10 anos e mais de 300 vídeos depois, em 2017 inaugurou uma nova fase, com um website próprio (ver aqui) em que, para além de continuar a acompanhar o ciclo do milho, passou também a abordar todos os vários factores desta cultura.
Desde relatos de projectos de investigação a inovações no mundo agrícola, passou também a contar com dados em directo, tais como cotações de mercado a previsões meteorológicas e uma base de dados de softwares e outras ferramentas para ajuda à actividade agrícola.
A Quinta da Cholda, no coração do Ribatejo, é a base das operações do projecto Milho Amarelo. Fundada no princípio do século XX, desenvolve actualmente a sua actividade na produção de cereais, especialmente milho, na exploração florestal e na produção de energia renovável.
Agricultura e Mar
AGRICULTURA E MAR Revista do mundo rural e da economia do mar
