Início / Mar / Aquacultura / Miguel Albuquerque realça valor da aquacultura na Madeira de 8,4 M€ por ano

Miguel Albuquerque realça valor da aquacultura na Madeira de 8,4 M€ por ano

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, realça a aposta na aquacultura na Região, “indústria que é a única solução para obstar à pesca predatória e manter recursos naturais” e onde se está a vender 8,4 milhões de euros por ano. O governante falava durante a cerimónia da criação do Hub Azul no Caniçal, a 12 de Maio.

Miguel Albuquerque, perante uma plateia de personalidades ligadas a empresas marítimas, nas suas mais diversas áreas, falou ainda da estratégia da Madeira para o mar, lembrando o Registo Internacional de Navios, que cresceu 800% e que tem hoje cerca de 900 grandes navios registados com a Bandeira Portuguesa e cerca de 10 mil tripulantes, e a aposta na atracção de empresas de shipping, nomeadamente de shipmanagement, para a Região.

O líder do Executivo madeirense acentuou ainda a criação da maior Reserva Natural do Atlântico Norte, a das Ilhas Selvagens, que “vai ser uma plataforma de estudos ao nível dos recursos marinhos, da preservação dos recursos, das pesquisas científicas”, segundo uma nota de imprensa do Governo Regional da Madeira.

Madeira disponível para apoiar indústria do mar

Outro destaque de Miguel Albuquerque foi para a existência de empresas de ponta, como a Madebiotech, no que diz respeito aos produtos do mar, que “têm um grande futuro, quer na indústria medicinal, quer nos cosméticos, quer na alimentação, importantíssimo”. “Nós estamos disponíveis para apoiar estas indústrias”, lembrou.

Por outro lado, destacou ainda a ARDITI — Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação, organismo público que “vem desenvolvendo estudos e pesquisa na área do mar”. E anunciou que “vem a caminho um veículo não tripulado dos mais modernos, que foi adquirido com o apoio do Governo Regional, e que irá trazer grandes vantagens para a investigação oceanográfica no nosso País”. Ainda na área da ARDITI surge outra aposta: o desenvolvimento da área da robótica aquática e subaquática.

O Hub Azul a criar no Caniçal é uma parceria entre o Governo Regional, a StartUp Madeira, a APRAM — Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira, a ARDITI, a SDM — Sociedade de Desenvolvimento da Madeira, o IDE — Instituto de Desenvolvimento Regional (entidades públicas) e o Fórum Oceano.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Inspectores de navios de São Tomé e Príncipe treinam na DGRM

Partilhar               A DGRM – Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos informa que esta semana …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.