Início / Agricultura / Michelin lança nova versão do pneu agrícola EVOBIB

Michelin lança nova versão do pneu agrícola EVOBIB

A Michelin acaba de lançar uma nova versão do seu pneu Michelin EVOBIB, o primeiro pneu agrícola do mercado concebido especificamente para utilização com sistemas CTIS (Central Tire Inflation System – teleinsuflação), oferecendo “um excelente desempenho em estrada e no campo, graças à sua tecnologia adaptativa”. Novos pneus estarão disponíveis a partir de 1 de Abril.

Segundo a empresa, no campo, a superfície de contacto é maximizada graças ao desenho da banda de rolamento, e a sua estrutura de muito baixa pressão (tecnologia Michelin Ultraflex) permite reduzir a compactação do solo e melhorar a capacidade de tracção do tractor.

Em estrada, a redução da superfície de contacto, e o taco central contínuo, reduzem a resistência ao rolamento, aumentando a duração do pneu e reduzindo o consumo de combustível.

Acrescenta a Michelin em nota de imprensa que o desenho da banda de rolamento foi optimizado para maximizar a duração e oferecer uma excelente capacidade de tracção até ao final da vida útil do pneu. Nesta nova versão, a carcaça é do tipo PFO (Pressure Field Operation), um standard que permite aos fabricantes aumentarem a capacidade de carga dos seus pneus, para utilização no campo.

Características do novo pneu:

  • Variação da superfície de contacto de 47%* entre a estrada e o campo, cifra que é o dobro da de um pneu VF (de muito elevada flexão), como o Michelin AXIOBIB 2 (24%), utilizando-se sistemas de teleinsuflação
  • Aumento de 15%** da tracção por comparação com um pneu VF da concorrência com desenho híbrido, e a mesma capacidade de tracção que um pneu VF de tacos (em condições normais de campo)
  • Consumo de combustível próximo do obtido com um pneu de perfil de estrada standard. Redução do consumo de 2 litros por hora*** por comparação com um pneu VF híbrido da concorrência, E redução de 1 litro por hora por comparação com o Michelin AXIOBIB 2 com sistema de teleinsuflação.

Destinados a equipar tractores com uma potência de entre 200 e 300 cv equipados com sistemas CTIS, os pneus Michelin EVOBIB estarão disponíveis a partir de 1 de Abril em duas medidas, VF 710/70 R 42 e VF 600/70 R 30, para os agricultores e empresas de serviços “que não queiram comprometer a performance, seja numa utilização em estrada ou no campo”. A gama, fabricada em Valladolid, será ampliada em 2023 com a incorporação de novas medidas, para tractores com mais de 300 CV.

Para facilitar a escolha do pneu adequado, a Michelin recomenda:

  • Para uma utilização no campo, e/ou em condições de trabalho difíceis, superior a 80%: o Michelin AXIOBIB 2, pela capacidade de tracção oferecida pelos seus tacos
  • Para uma utilização no campo de entre 20% e 80%, o Michelin EVOBIB com teleinsuflação CTIS permite optimizar a performance em estrada e no campo, para os utilizadores que procuram um retorno do investimento
  • Caso a utilização no campo seja inferior a 20% (maioritariamente em estrada), e não seja requerido que o tractor trabalhe em condições extremas, o MICHELIN ROADBIB é a opção mais adequada, pela sua superior duração e pela poupança de combustível que oferece.

Líder do sector do pneu, a Michelin concebe, fabrica e distribui os pneus “mais adaptados às necessidades e às diferentes utilizações dos seus clientes, assim como serviços e soluções para melhorar a eficácia do transporte”.

A Michelin também desenvolve materiais de alta tecnologia para diversas utilizações. Com sede em Clermont-Ferrand (França), a Michelin está presente em 170 países, emprega mais de 123.600 pessoas e dispõe de 71 centros de produção de pneus, que, em 2020, fabricaram 170 milhões de pneus.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Sindicatos garantem aumento do subsídio de turno na ADP Fertilizantes

Partilhar              A administração da ADP Fertilizantes chegou a acordo com os trabalhadores e os seus representantes, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.