Início / Agricultura / Mesa de Mirandela é finalista do concurso 7 Maravilhas à Mesa

Mesa de Mirandela é finalista do concurso 7 Maravilhas à Mesa

A Mesa de Mirandela – Maria Rita do Romeu foi apurada, no dia 19 de Agosto de 2018, para a final do concurso 7 Maravilhas à Mesa promovido pela RTP. Depois de ter passado pelo “crivo” de 77 especialistas gastronómicos e ter ficado entre as 49 pré-finalistas das 182 candidaturas, vai agora à Gala final em Albufeira, no próximo dia 16 de Setembro.

Segundo fonte institucional da autarquia de Mirandela, esta Mesa congrega a gastronomia e receituário com história, num edifício que conta histórias, agregado a um museu de curiosidades, com peças únicas, uma loja, uma adega, um lagar e enquadrados numa aldeia que integra a Rede Natura 2000.

Mata do Quadraçal

Refira.se que a Mata do Quadraçal, trata-se de um percurso pedestre associado à temática da cortiça e do granito, que “agarra” as aldeias circundantes como por exemplo os Avantos com alojamento turístico e Igreja classificada, e que liga o rural ao urbano através da Rota dos Cavaleiros da Ordem de Malta cujo percurso se inicia na cidade de Mirandela (junto à Ponte) até ao Caminho dos Marcos que nos leva a Jerusalém do Romeu.

Esta candidatura constitui-se assim como “um produto turístico de excelência capaz de congregar as temáticas da gastronomia e vinhos, logo dos produtos agro-alimentares de qualidade, a qualidade paisagística e ambiental, a expressão histórica e sócio-cultural”, realça a mesma fonte.

História

Conta a História que no dia 18 de Maio de 1874 chegou à povoação do Romeu montado a cavalo um senhor de cartola que vinha do Porto na disposição de comprar terras para criar uma quinta.

Chamava-se Clemente Menéres.Parou então na estalagem da Sr.ª Maria Rita e pediu para lhe arranjarem bacalhau que veio acompanhado, a primeira vez para si, de pão negro de centeio.Em 1966 Manoel Menéres, seu filho, recriou a Maria Rita no mesmo sítio com a cozinheira de sua casa e com receitas de família para sustentar obra social única no País.

Refeição confeccionada com produtos do Romeu

É neste sítio histórico que se propõe uma refeição confeccionada com produtos do Romeu, servidos com elegância por mulheres das aldeias à volta num ambiente impregnado de memórias.

Conflui na Maria Rita um património coerente de aromas,sabores,gentes e história: em suma uma cultura local tecida de sensibilidades e saberes acumulados. Tem-se aí uma experiência genuína,única e irreproduzível noutro local do mundo. Quem por lá passa não esquece e muitas vezes se emociona.

Maria Rita, a Quinta do Romeu e o Museu das Curiosidades pertencem à família Menéres, regidos pela 4º, 5ª e 6ª geração. Mas o contrário também é verdade, pois o Romeu é que tem há muito a Família ao seu dispor.

Saiba mais sobre o concurso aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 more

Verifique também

Seafood Expo Global junta mais de 2.000 empresas expositoras de frutos do mar em Barcelona

Partilhar             more  ​​A Seafood Expo Global/Seafood Processing Global, a maior feira de frutos do mar do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.