Início / Featured / Mergulhadores da Marinha inactivam engenho explosivo na Costa de Caparica

Mergulhadores da Marinha inactivam engenho explosivo na Costa de Caparica

A Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), recebeu hoje, 5 de Janeiro, um alerta da existência de um engenho explosivo junto à faixa litoral na Costa de Caparica. De imediato foi activada a equipa de prontidão de Inactivação de Engenhos Explosivos (IEE) do Destacamento de Mergulhadores Sapadores nº1 (DMS1) da Marinha Portuguesa.

No local, em coordenação com a Capitania do Porto de Lisboa, o DMS1 identificou um engenho “Marine Marker – MK 25”, o qual é utilizado em ambiente marinho para sinalização e marcação de áreas em situações de emergência no mar. O mesmo foi transportado para uma área segura e posteriormente neutralizado.

“Devido à confluência de diversas rotas marítimas e aéreas, este tipo de engenho é encontrado com alguma frequência na costa Portuguesa e requer precauções no seu manuseamento, podendo ser extremamente perigoso. Na sua composição, contém fósforo branco que na presença de oxigénio deflagra (inicia combustão a alta temperatura), causando queimaduras graves se em contacto com a pele”, afirma um comunicado da Marinha.

Marinha alerta para perigo

Neste caso o engenho terá sido recolhido em local e por pessoa incerta, tendo sido abandonado junto ao posto da Polícia Marítima na Costa de Caparica. É de salientar que este tipo de engenho pode aparentar um estado estável e seguro, no entanto como se verificou neste caso, o engenho encontrava-se accionado, totalmente funcional e contendo ainda parte da carga explosiva no seu interior.

“Alerta-se que sempre que for encontrado um engenho deste tipo, o mesmo não deverá ser removido e de imediato deverá ser contactada a Autoridade Marítima Local através de contacto directo ou do número nacional de emergência 112”, realça a Marinha.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Chega recomenda ao Governo reversão da extinção das Direcções Regionais de Agricultura

Partilhar              O Grupo Parlamentar do Chega (CH) recomenda ao governo que “reverta a decisão de extinção …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.