Início / Empresas / Melhoria dos acessos ferroviários ao Porto de Setúbal vai diminuir custos de transporte até Espanha em 50%

Melhoria dos acessos ferroviários ao Porto de Setúbal vai diminuir custos de transporte até Espanha em 50%

O acordo para a melhoria dos acessos ferroviários ao Porto de Setúbal está assinado. As obras vão permitir a diminuição “em 50% do custo de transporte entre o porto e a fronteira espanhola, com redução do percurso em 150 quilómetros e menos uma 1,30 horas nessa ligação”, disse o vice-presidente da IP – Infra-estruturas de Portugal, Carlos Fernandes.

A cerimónia de assinatura do acordo de cooperação para a Empreitada de Melhoria dos Acessos Ferroviários “Linha do Sul – Modernização das infra-estruturas e eliminação de constrangimentos na ligação ferroviária ao Porto de Setúbal e Praias – Sado”, pela APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra e pela IP, teve lugar ontem, 9 de Agosto, tendo sido presidida pelo secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Hugo Santos Mendes.

Na sua intervenção, Carlos Fernandes referiu ainda a relação custo benefício do projecto, que irá dotar a rede ferroviária com infra-estruturas para “composições de 750m, permitindo que comboios eléctricos saiam da zona de carga do Porto de Setúbal para rede ferroviária nacional”.

Electrificação das linhas

Por sua vez, o vogal do conselho de administração da APSS, Carlos Correia, detalhou alguns dos aspectos técnicos do projecto que abrange um conjunto de intervenções de melhoria operacional da ligação ferroviária aos terminais portuários e que tem como objectivos a electrificação das linhas até ao interior dos terminais e maximizar a operacionalidade das infra-estruturas.

Carlos Correia, afirmou ainda que “a concretização deste projecto irá permitir também o aumento da capacidade de recepção/expedição e do tamanho dos comboios de e para o porto”, com redução dos custos de operação, redução de manobras e reforço da segurança da circulação ferroviária.

Um projecto que permitirá dar continuidade à estratégia de modernização do Porto de Setúbal, cujos principais investimentos consistiram na Melhoria das Acessibilidades Marítimas e na implementação da JUL – Janela Única Logística consolidando e alargando o hinterland do Porto de Setúbal a Espanha tirando partido da Melhoria do Corredor Sul Ferroviário na ligação à fronteira de Elvas/Badajoz, e aumentando a sustentabilidade ambiental e a intermodalidade do porto.

O secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Hugo Santos Mendes, encerrou a sessão reforçando a importância do projecto para o Porto de Setúbal, atendendo a que este é já um porto onde “27% das mercadorias para embarque entraram no porto por ferrovia em contraponto com os 7% a nível nacional”.

Hugo Santos Mendes destacou ainda que “a concretização deste projecto contribuirá grandemente para o desenvolvimento do Porto de Setúbal reforçando a sua vocação como porto exportador, uma vez que cerca de 60% da mercadoria movimentada na última década foi já de exportação”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

COTHN realiza acção de capacitação gratuita sobre Agricultura de Conservação

Partilhar              O COTHN  — Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional, no âmbito do projecto Call4Earth, realiza mais …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.