Início / Agricultura / MED-Universidade de Évora participa no Programa Territorial +Solo +Vida

MED-Universidade de Évora participa no Programa Territorial +Solo +Vida

O MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora participa no projecto +Solo +Vida, representado pela investigadora Maria Helena Guimarães que presta apoio técnico na implementação e desenvolvimento de um modelo de governança de base local, colaborativo e inclusivo, que propõe novas metodologias de participação e mecanismos de cooperação para a replicação de boas práticas de controlo da degradação e de restauro do solo, em estreita concertação com as entidades competentes e partes interessadas.

O +Solo +Vida é um projecto piloto, em curso no Parque Natural do Vale do Guadiana, para o desenho, a implementação e a avaliação de um programa territorial de impulso à adaptação e mitigação às alterações climáticas e de redução da vulnerabilidade à desertificação. É dirigido aos agricultores de explorações agrosilvopecuárias que desenvolvem a sua actividade económica nesta área protegida.

É promovido pela ADPM — Associação de Defesa do Património de Mértola e tem como entidades parceiras a Cooperativa Agrícola do Guadiana, a Natural Business Intelligence, a Universidade do Algarve e a International Development Norway, com o co-financiamento do Fundo EEA Grants.

Este estudo permitirá fazer um diagnóstico do sector agrícola local, visando igualmente promover o debate sobre o mesmo e a disseminação de metodologias e soluções em termos de modelos de governança, por forma a incentivar a sua aplicação em mais territórios, refere uma nota de imprensa da Universidade de Évora.

No primeiro encontro entre os agricultores e a equipa do +Solo +Vida, realizado em Novembro de 2022, nas instalações da ADPM-Mértola, deram-se os primeiros passos deste modelo de governança participativa.

Saiba mais sobre o projecto aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Boletins com Recomendações de Rega do Milho. Semana de 13 a 29 de Maio de 2024

Partilhar              A Anpromis — Associação dos Produtores de Milho e Sorgo de Portugal informa que estão …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.