Início / Empresas / MDS diz que crime cibernético ameaça empresas portuguesas e mundiais

MDS diz que crime cibernético ameaça empresas portuguesas e mundiais

O risco cibernético é já uma das maiores ameaças para as empresas em Portugal e no Mundo, tendo um impacto económico superior a 20% em perda de receitas, de clientes e oportunidades de negócio. O fenómeno tem vindo a crescer de forma acelerada a nível mundial, tendo em Portugal afectado uma em cada quatro empresas no último ano.

“O Ciber Risk em Portugal e no Mundo” foi o tema do primeiro encontro MDS Trends – o, promovido pela MDS, multinacional de origem portuguesa líder na corretagem de seguros e consultoria de riscos, com a colaboração da S21sec, empresa tecnológica especializada líder em cibersegurança.

A administradora da MDS, Paula Rios, afirma que “o ciber risco é hoje uma das maiores ameaças às empresas, colocando em causa a continuidade e sustentabilidade dos seus negócios. No entanto, apesar de reconhecerem esta realidade, as empresas ainda não estão devidamente protegidas para enfrentar o risco cibernético, seja em termos tecnológicos e de cultura de mitigação de riscos, seja na protecção financeira através de seguros”.

Dados recentes apontam que apenas 8% das empresas portuguesas subscreveram em algum momento um seguro ciber, de forma a mitigarem os impactos financeiros dos ciber ataques.

O risco cibernético significa qualquer risco de perda financeira, interrupção da operação ou dano à reputação de uma organização devido a algum tipo de falha dos seus sistemas de tecnologia de informação

Os crimes cibernéticos podem ser causados tanto por ataques internos (insiders maliciosos ou negligentes) como por ataques externos, resultando em avolumados prejuízos para as empresas quer a nível financeiro quer nos custos associados à interrupção do negócio, à perda de informação, aos danos reputacionais, podendo mesmo levar ao encerramento das empresas

O MDS Trends teve como oradores Carla Zibreira, especialista em cibersegurança e diretora de Consultancy & Academy da S21Sec, e Pedro Moura Ferreira, especialista em ciber risk e diretor de Technical & Placement da MDS.

MDS e S21Sec estabeleceram parceria

Para responder às necessidades das empresas, a MDS e a S21sec e estabeleceram uma parceria estratégica para a disponibilização e comercialização de serviços e seguros de cibersegurança para o mercado empresarial. Esta iniciativa permite às empresas protegerem-se contra ataques cibernéticos, conjugando uma política activa de prevenção baseada nas soluções de segurança da S21sec com a minimização dos possíveis impactos através dos seguros específicos disponibilizados pela MDS.

No âmbito da parceria, foram já concretizadas diversas acções com clientes no mercado português e espanhol, bem como noutros mercados internacionais, beneficiando da capilaridade das duas empresas. Adicionalmente, a MDS e S21sec já desenvolveram – e vão continuar a desenvolver – iniciativas pioneiras na sensibilização e partilha de conhecimento sobre riscos cibernéticos, tendo inclusive realizado um workshop com a Associação Portuguesa de Seguradores sobre esta temática.

Prevenção e detecção

Com o objectivo de gerir o risco das organizações, a MDS e a S21sec uniram-se para colocar à disposição das empresas um serviço completo de cibersegurança que engloba desde a prevenção, detecção, análise e actuação na área da cibersegurança, até à componente de seguros para riscos cibernéticos. Os serviços disponibilizados incluem a avaliação da maturidade de uma organização para a segurança da informação, auditorias técnicas, acções de sensibilização e formação, monitorização contínua de segurança, equipas de resposta a incidentes críticos de segurança e análise forense, permitindo às empresas uma abordagem assertiva e concreta na gestão de riscos cibernéticos.

Uma melhor avaliação dos ciber riscos existentes na empresa, mais consciencialização e educação sobre segurança cibernética, promoção de medidas de prevenção e implementação de melhores práticas para proteger, responder e recuperar de incidentes cibernéticos, são as grandes mais-valias deste serviço, que alia o profundo conhecimento da S21sec em cibersegurança com a experiência da MDS na área dos seguros, numa parceria que garante às empresas a oferta de um serviço competitivo, personalizado e completo, adaptado às características e exigências do mercado onde a sua actividade se desenvolve.

MDS é um grupo multinacional que actua na área da corretagem de seguro e resseguro e consultoria de risco. É líder de mercado em Portugal, top 3 no Brasil e está presente também em Angola e Espanha. Através da Brokerslink, uma das maiores organizações globais de corretagem e serviços de consultoria de risco fundada pela MDS em 2004 e sedeada em Zurique, está presente em mais de 100 países, com cerca de 400 escritórios e totalizando cerca de 10.000 profissionais da área dos seguros. É também accionista e parceiro de referência da ED (ex-Cooper Gay Swett & Crawford), corretor independente no mercado ressegurador londrino.

Por sua vez, a S21sec, uma companhia especializada em cibersegurança e líder neste sector, foi fundada no ano 2000 e conta já com mais de 200 especialistas certificados. A investigação e desenvolvimento tem sido sempre uma prioridade na estratégia da S21sec, desde a sua criação. Este contexto conduziu à criação do primeiro centro de investigação, desenvolvimento e inovação especializado na área de cibersegurança a nível europeu.

A S21sec trabalha com cerca de 90% entidades financeiras e com 26 grandes empresas cotadas no IBEX 35. Com escritórios em Espanha, Portugal, UK e no México, a S21sec oferece soluções completas de cibersegurança em todo o Mundo, durante 24 horas por dias.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.