A ACAP — Associação Automóvel de Portugal informa que no período acumulado de Janeiro a Março de 2025 as matrículas de tractores agrícolas em Portugal registaram um decréscimo de 31,5% face ao mesmo período do ano de anterior.
Em Março de 2025 o mercado de tractores agrícolas novos, em Portugal, caiu 34,5%, relativamente ao mesmo mês de 2024, tendo sido matriculadas 342 unidades.
Em termos acumulados, no primeiro trimestre de 2025, foram matriculados 1.038 tractores agrícolas em Portugal, o que correspondeu a uma variação negativa de 31,5% por comparação com o mesmo período do ano de 2024, adianta uma nota de imprensa da ACAP.

Numa análise por segmentos verificou-se no mês de Março de 2025 decréscimos homólogos nos três tipos de tractores, nomeadamente 31,7% nos tractores compactos, 36,6% nos convencionais e 36,6% nos especiais. No período acumulado de Janeiro a Março do corrente ano observou-se também variações negativas em todos os segmentos.
Reboques agrícolas
Quanto ao mercado de reboques agrícolas novos, em Portugal, verificou-se, no terceiro mês de 2025, um crescimento homólogo de 24,4%, com 102 unidades matriculadas. Já no período acumulado de Janeiro a Março de 2025, assistiu-se a um aumento de 18,5%, tendo sido matriculados 365 reboques. “Importa referir que o peso dos fabricantes nacionais neste mercado é muito importante”, realça a mesma nota.

Finalmente, o mercado de quadriciclos e de empilhadores telescópicos novos, da categoria europeia T, ou seja, homologados como veículos agrícolas, em Portugal, registou uma queda homóloga de 5%, com 189 unidades a entrar ao serviço.
Em termos acumulados, de Janeiro a Março de 2025, foram matriculadas no nosso país 586 unidades destas categorias de veículos agrícolas, o que correspondeu a uma ligeira queda homóloga de 0,3%.
Agricultura e Mar
AGRICULTURA E MAR Revista do mundo rural e da economia do mar
