Início / Apoios e Oportunidades / Matosinhos: Projecto BluAct  procura negócios que fomentem a economia azul

Matosinhos: Projecto BluAct  procura negócios que fomentem a economia azul

BluAct. É este o nome do projecto que envolve sete cidades europeias e que pretende estimular a economia azul de forma sustentável. Matosinhos é a cidade que representa Portugal nesta iniciativa que envolve, ainda, Piraeus (Grécia), Burgas (Bulgária), Mataro (Espanha), Ostend (Bélgica), Galati (Roménia) e Salerno (Itália).

Para incentivar o desenvolvimento de projectos nesta área, a Câmara Municipal de Matosinhos, no âmbito do BluAct, promove um concurso dirigido a pessoas com projectos empresariais que se encontrem em fase de ideia de negócio e empresas já legalmente constituídas, com menos de quatro anos, e com impacto significativo na economia do mar.

Candidaturas até 9 de Fevereiro de 2020

Todos aqueles que possuam ideias empreendedoras que visem o crescimento da economia azul poderão candidatar-se até 9 de Fevereiro de 2020. As inscrições já estão abertas e podem ser efectuadas através do preenchimento de um formulário online disponível aqui, onde também é possível ter acesso ao regulamento do concurso.

Após a submissão das candidaturas, segue-se a fase de selecção, que decorre até 23 de Fevereiro, e que vai apurar 10 ideias de negócio que durante quatro dias (de 26 de Fevereiro a 2 de Março) vão participar num programa de ideação, para apoio à dinamização de um modelo de negócios.

A 2 de Março, durante a manhã, cada um dos projectos terá a oportunidade de apresentar o seu “pitch” perante o júri, momento após o qual serão escolhidas cinco ideias de negócio. Já durante a tarde, aos cinco projectos apurados juntar-se-ão às cinco empresas seleccionadas após a avaliação de candidaturas. Destes 10 projectos empresariais, que farão o “pitch” final, serão seleccionados apenas três.

A importância da troca de experiências entre cidades portuárias

O concurso integra, ainda, a realização de um programa de aceleração para os três vencedores, ao qual se segue a incubação, durante um ano, na UPTEC. Refira-se que o concurso prevê, ainda, um prémio extra patrocinado pela Super Bock para a ideia de negócio que tenha como enfoque a redução de plástico.

Acrescente-se, também, que Matosinhos recebe, já em Janeiro de 2020, o encontro que irá reunir todas as cidades envolvidas no projecto que é financiado pelo URBACT III – programa da União Europeia que ajuda as cidades a desenvolver soluções sustentáveis nestas áreas.

Com a participação e experiência de cada uma das cidades europeias, tem sido possível dinamizar boas práticas e partilhar projectos que influenciam o processo de desenvolvimento sustentável no contexto das cidades portuárias.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

PCP quer regulação de preços de primeira venda em lota em defesa dos rendimentos dos pescadores

Partilhar              O Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português (PCP) considera que “importa, no imediato tomar medidas …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.