Início / Agricultura / Matosinhos. Nova Horta das Ribeiras com 50 talhões. Formação de agricultores já arrancou

Matosinhos. Nova Horta das Ribeiras com 50 talhões. Formação de agricultores já arrancou

A Câmara Municipal de Matosinhos informa que teve início a 1 de Agosto a formação de agricultores para o novo projecto da Horta das Ribeiras, sita na Avenida das Ribeiras, em Perafita, com mais 50 talhões.

Também em Guifões, mais especificamente no Conjunto Habitacional do Esquinheiro, vai nascer uma nova Horta no âmbito deste projecto. A abertura de concurso para a empreitada está prevista avançar entre o final do mês de Setembro e o início do mês de Outubro.

O “Horta à Porta” é um projecto que visa “promover a qualidade de vida da população, através de boas práticas agrícolas e da criação de espaços verdes dinâmicos, promovendo, em simultâneo, o contacto com a natureza, a redução da produção de resíduos, em especial da matéria orgânica, o desenvolvimento de hábitos saudáveis e de boas práticas ambientais de uma forma geral”, explica a autarquia em nota de imprensa.

A Câmara de Matosinhos aderiu a este projecto desde 2005, tendo concebido a sua primeira horta em Custóias, com a disponibilização de 34 talhões para a produção de agricultura biológica pela população de Matosinhos. Desde aí, muitos outros talhões nasceram, acompanhando também o crescente interesse da população por estas práticas.

Agricultura biológica e compostagem

O projecto disponibiliza terrenos para cultivo com aproximadamente 25 m2 a particulares interessados em praticar a agricultura biológica e a compostagem. Ao receber o talhão de terreno, os futuros agricultores recebem também formação em agricultura biológica. Os produtos são para consumo próprio, é disponibilizada água e um local para armazenar as ferramentas, bem como compostores.

Matosinhos, de momento, detém dez espaços de gestão municipal neste projecto, estando inseridos nos mesmos, cerca de 320 agregados familiares. E tem, neste momento, com pré-inscrição no projecto Horta à porta, cerca de 955 munícipes inscritos que aguardam atribuição de talhão.

A pré-inscrição no projecto “Horta à Porta – hortas biológicas da região do Porto”, que tem como parceiro a Lipor, pode ser feita através do preenchimento de requerimento próprio na Loja do Munícipe. Mais informações aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.