Início / Agenda / Matosinhos faz homenagem à tradição das conservas com showcooking e música gratuita

Matosinhos faz homenagem à tradição das conservas com showcooking e música gratuita

Conhecemo-lo dos programas de televisão da manhã: primeiro do programa “Praça da Alegria, na RTP, e, há já alguns anos, do “Grandes Manhãs”, no Porto Canal. Pianista ao serviço, não se abstém a lançar as suas piadas. Mas é ao violino que o maestro Francisco Tavares mais vezes se apresenta ao público. Na próxima sexta-feira, 16 de Junho, o violinista estará, às 21h30, no palco interior do Espaço de Restauração do MAR Shopping Matosinhos, a compor a banda sonora de uma noite bem passada. No dia seguinte, será a vez de a tradição subir ao palco…

Há algumas décadas Matosinhos era uma cidade que vivia quase exclusivamente das conservas. Havia diversas fábricas, onde trabalhavam milhares de habitantes. Nos anos 80, 90, grande parte, porém, fechou as portas. As poucas que se mantiveram modernizaram-se, conservando, contudo, a fabricação artesanal, e internacionalizaram-se. Nos últimos anos, as conservas tornaram-se num produto gourmet, fruto também da aposta no design. Duas das percussoras dessa mudança foram a Conservas Portugal Norte, com 105 anos e que chegou a ser um dos cenários da telenovela da SIC “Mar Salgado”, e a La Gondola, com 77 anos.

Homenagem à tradição

Numa homenagem a esta tradição, os Chefs Nuno Miguel, Chef de cozinha do AS 1829 Porto Hotel (Theme Hotels), e Álvaro Costa, Chef do Porto Palácio Hotel, confeccionarão algumas receitas usando as conservas da Portugal Norte e da La Gondola respectivamente.

O primeiro showcooking é já no sábado, 17 de Junho, às 16h30, com o Chef Nuno Miguel. A iniciativa tem participação limitada a 20 pessoas, com acesso por ordem de chegada.

Ambas as acções estão integradas na programação gratuita desenvolvida no âmbito do conceito MAR Shopping Food Experience e que, até Outubro, tomará conta do palco do renovado e ampliado Espaço de Restauração. Workshops, showcookings de conservas, performances de magia e música dos mais variados estilos constituirão o menu para fins de semana animados e em família.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Confederação das micro e pequenas empresas: redução do IRC visa “essencialmente as grandes empresas”

Partilhar              A CPPME — Confederação Portuguesa de Micro, Pequenas e Médias Empresas considera que “a redução …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.