Início / Empresas / Matos Fernandes: comunidades de autoconsumo solar são “da maior importância para sector energético”
Foto: Portal do Governo/Francisco Pinto/Lusa

Matos Fernandes: comunidades de autoconsumo solar são “da maior importância para sector energético”

O ministro do Ambiente e da Acção Climática, João Pedro Matos Fernandes, afirmou que o projecto electrosolar em Miranda do Douro — que poderá envolver mais de uma centena de aldeias — é da maior importância para o sector energético em Portugal.

João Pedro Matos Fernandes falava durante a apresentação do projecto, em Miranda do Douro, que resulta de uma parceria entre a Santa Casa da Misericórdia de Miranda do Douro (SCMD), e a Cleanwatts, ao abrigo do novo regime jurídico criado pelo Decreto Lei n.º 162/2019, que transpõe parcialmente a Directiva Comunitária 2018/2001 (RED II).

Projectos vão beneficiar mais de 100 comunidades

O projecto electrosolar em Miranda do Douro é o primeiro de um conjunto de 30, que serão implementados em Portugal nos próximos meses, beneficiando mais de 100 comunidades.

Estes 30 projectos resultam de uma parceria entre a SCMD e a Cleanwatts, uma empresa que já está a expandir a utilização do seu sistema operativo noutros mercados, nomeadamente Europa e Estados Unidos da América.

Para João Pedro Matos Fernandes, “esta empresa está a dinamizar, para além de projectos como este, a garantia de que em 100 aldeias nacionais se possam criar estas comunidades energéticas que têm uma tripla vantagem: quem estiver dentro desta comunidade vai pagar menos electricidade; não haverá combustíveis fósseis e vai haver menos emissões de CO2; e, por último, são invenções espalhadas pelo País fora que vão gerar postos de trabalho”.

O ministro disse também que “este é um projecto da maior importância para a criação e reestruturação das comunidades energéticas de autoconsumo”, relembrando a lei criada pelo Governo que permite que, a um ponto de produção a partir de uma fonte de energia solar, estejam associados vários pontos de consumo.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

9º Encontro Nacional pela Justiça Climática realiza-se de 5 a 7 de Abril em Boticas 

Partilhar              O Encontro Nacional pela Justiça Climática (ENJC) está de volta para a sua 9ª edição …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.