Início / Featured / Marinha regressa ao Canadá com navio Viana do Castelo para apoiar a Autoridade Nacional da Pesca

Marinha regressa ao Canadá com navio Viana do Castelo para apoiar a Autoridade Nacional da Pesca

O Navio da República Portuguesa Viana do Castelo atracou na passada sexta-feira, dia 13 de Setembro, no porto de St. John´s, no Canadá, após ter largado de Lisboa no dia 1 de Setembro com o objectivo de apoiar a Autoridade Nacional da Pesca, numa missão de controlo da actividade da pesca nos Grandes Bancos do mar da Terra Nova.

​​​​​Após treze dias de missão, e cerca de 2.000 milhas percorridas, o navio visitou a cidade de St. John´s no período de 13 e 16 de Setembro, para realizar uma escala logística, cumprindo também com o programa tradicional dos navios da Marinha Portuguesa que visitam esta cidade.

Homenagem ao marinheiro Dionísio Esteves

O programa da estadia do navio em St. John´s incluiu uma homenagem ao marinheiro Dionísio Esteves, falecido no ano de 1966 no exercício da actividade piscatória no mar dos Grandes Bancos da Terra Nova, a bordo do pesqueiro Santa Maria Manuela, pertencente à Frota Portuguesa de Pesca à Linha (Portuguese White Fleet).

Este momento solene compreendeu na deposição de uma coroa de flores pela comitiva do navio, junto ao monumento erguido em honra de Dionísio Esteves e de todos os pescadores nacionais que pereceram nas águas da Terra Nova, explica um comunicado da Marinha.

Ainda enquadrado na cerimónia, realizou-se uma visita à Basílica local, que possui uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, doada pelo Governo de Portugal em 1955, por ocasião das comemorações do centenário da Basílica. Neste local emblemático de St. John’s, decorreu uma cerimónia simples, mas repleta de emoções, onde se deu lugar à declamação de um poema de Fernando Pessoa, com acompanhamento musical executado por militares do navio.

NRP Viana do Castelo pela 4.ª vez em St. John´s

Desde a sua aquisição em 2010 foi a quarta vez que o NRP Viana do Castelo visitou o porto de St. John´s e cumpriu missão nas águas da Terra Nova, constituindo-se como um veículo da cultura portuguesa e plataforma de contacto com a comunidade portuguesa existente na Terra Nova.

“A estadia e as actividades realizadas em St. John´s contribuíram determinantemente para reforçar os laços existentes entre Newfoundland and Labrador e Portugal, assim como manter viva a memória dos pescadores da “Portuguese White Fleet”, cuja existência constitui parte significativa da história local”, realça o mesmo comunicado.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

CAP esclarece Programa Emparcelar para Ordenar em sessão gratuita

Partilhar              A CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, tendo em vista a apresentação e o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.