O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), em articulação com a Capitania do Porto de Leixões e o INEM - Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar), coordenaram durante esta noite uma operação de evacuação médica de um tripulante, de 53 anos e de nacionalidade portuguesa, que se encontrava a bordo do navio de pesca Romilda Paula, de bandeira portuguesa, a navegar a 10 milhas a sudoeste de Leixões.
Após ter caído ao mar o tripulante foi recolhido pela embarcação de pesca sem sinais vitais, após contacto do MRCC Lisboa com o CODU-Mar, este avaliou a evacuação médica como urgente. "De imediato o MRCC Lisboa empenhou o NRP Cacine, que se encontrava a navegar nas proximidades", diz a Marinha Portuguesa.
Pelas 2h08 entrou a bordo da embarcação o enfermeiro e o socorrista do NRP Cacine, que deram continuidade às manobras de reanimação já iniciadas pela tripulação da embarcação de pesca Romilda Paula, enquanto esta se dirigia para o porto de Leixões, onde atracou às 2h30.
No cais aguardava uma equipa médica do INEM que, apesar de ter dado continuidade às manobras de reanimação, lamentavelmente, acabou por ser declarado o óbito no local.
Agricultura e Mar Actual