Início / Featured / Marinha organiza exercício internacional de busca e salvamento nos Açores

Marinha organiza exercício internacional de busca e salvamento nos Açores

A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada) e do Comando da Zona Marítima dos Açores, com o apoio da Força Aérea Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento das Lajes (RCC Lajes) e do Comando de Zona Aérea dos Açores, irá organizar de 20 a 24 de Junho de 2022 em São Miguel, o Exercício Internacional de Busca e Salvamento Avançado – ASAREX22, que contará com a presença de equipas e meios de busca e salvamento de diversas entidades regionais, nacionais e internacionais.

​​​​​O exercício, explica a Marinha em nota de imprensa, divide-se em duas partes, nos dias 20 e 21 de Junho irão realizar-se palestras dedicadas ao produto operacional e às capacidades das diversas entidades participantes, a ter lugar no Pavilhão do Mar, nas Portas do Mar, em Ponta Delgada. Nos dias 22, 23 e 24 de Junho realizam-se exercícios reais que irão decorrer na orla costeira do Nordeste, Ponta Delgada, Povoação, Ribeira Grande e Vila Franca do Campo.

Este exercício tem o propósito de promover a interacção, fomentar a cooperação, reforçar o apoio mútuo e proporcionar treino operacional aos MRCC Delgada, RCC Lajes, unidades da Marinha, da Força Aérea e da Autoridade Marítima, enquanto órgãos do Serviço Nacional de Busca e Salvamento da Região de Busca e Salvamento (SRR) de Santa Maria, às entidades da estrutura auxiliar do Sistema Nacional de Busca e Salvamento Marítimo da SRR de Santa Maria e às entidades estrangeiras convidadas, nomeadamente aos meios e Centros de Coordenação de Busca e Salvamento dos países com áreas de responsabilidade contíguas à SRR de Santa Maria.

E vem reforçar a coordenação, a proficiência e a qualificação dos militares, militarizados e civis empenhados nos casos de busca e salvamento marítimo, mantidas através do treino conjunto, regular e exaustivo, entre os meios da Marinha, da Força Aérea, da Autoridade Marítima, em missão na RAA, os meios internacionais dos países convidados e os meios das entidades regionais envolvidas, como o SRPCBA e o Hospital do Divino Espirito Santo de Ponta Delgada.

Palestras 

No dia 20 de Junho terão lugar palestras alusivas aos Centros de Busca e Salvamento nacionais, MRCC Delgada e RCC Lajes, e estrangeiros convidados, JRCC UK (Reino Unido), MRCC Gris-Nez (França), RCC Norfolk (Estados Unidos da América), JRCC Halifax (Canadá) e MRCC Madrid (Espanha).

A manhã de dia 21 de Junho será dedicado às entidades indirectamente envolvidas na busca e salvamento, mas com um papel fundamental nestas ações, estando confirmadas as presenças da INMARSAT, da Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA) e do Instituto Hidrográfico. Também as novas tecnologias estarão em destaque com a participação da Universidade do Porto e da Tekever.

Na terça-feira, durante o período da tarde, as atenções centram-se na divulgação das capacidades disponíveis nos Açores e o produto operacional obtido pelas entidades residentes na RAA. Esta tarde é considerada de extrema importância e interesse paras as comunidades marítimas açorianas, nomeadamente as empresas marítimo-turísticas e os pescadores.

Demonstração aeronaval de busca e salvamento

O culminar do exercício será a demonstração aeronaval de busca e salvamento marítimo que se realizará no dia 24 de Junho, entre as 11h00 e as 12h00, em frente à Praia das Milícias, São Roque, Ponta Delgada, onde se poderá testemunhar as diversas capacidades e métodos de actuação no salvamento marítimo.

Recorda a marinha que em 2021 o MRCC Delgada coordenou 113 casos de busca e salvamento marítimo com 79 vidas salvas e assistidas, atingindo uma taxa de eficácia de 98.8%, e que este ano, 2022, já foram coordenados 82 casos e salvas ou assistidas 121 vidas.

“A Marinha empenha-se diariamente para garantir o uso do mar em segurança, treinando as suas tarefas, desenvolvendo as suas capacidades e disponibilizando as suas valências, de forma holística, focada, pronta, útil significativa e tecnologicamente avançada”, refere a mesma nota.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Empresa húngara procura fornecedores de produtos para casa e jardim, hortícolas, ferramentas e produtos de irrigação

Partilhar              Uma empresa familiar húngara, fundada em 1991, está à procura um parceiro que possa representar no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.