Início / Lazer / Desporto / Marinha coordena resgate de velejadores a mais de 800 quilómetros dos Açores

Marinha coordena resgate de velejadores a mais de 800 quilómetros dos Açores

Três tripulantes de nacionalidade francesa que seguiam a bordo do veleiro “Agecanonix” foram resgatados, um dos quais já sem vida, na manhã de domingo, 28 de Novembro, após o veleiro onde seguiam ter sofrido um acidente grave na casa da máquina de leme, a cerca de 460 milhas náuticas (cerca de 852 quilómetros) a Sul da Ilha de São Miguel, nos Açores.

Os velejadores encontravam-se a participar numa regata transatlântica entre as ilhas Canárias e as Caraíbas, quando ocorreu o acidente, tendo o veleiro, com bandeira francesa, ficado à deriva. Foi emitido um alerta à navegação a assinalar a posição do veleiro.

Explica uma nota de imprensa da Marinha Portuguesa que, na sequência de um alerta emitido pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Gris-Nez (MRCC France Gris-Nez) a dar conta do acidente envolvendo três tripulantes, um dos quais já sem vida, a Marinha coordenou a partir de então, manhã de sábado, 27 de novembro, a operação de resgate dos três tripulantes, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), do Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal) e em articulação com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-MAR).

Para o local onde se encontrava o veleiro foi divergido o navio de passageiros “Mein Schiff 1” tendo, na manhã de dia 28 de Novembro, resgatado os três tripulantes.

“Esta operação foi realizada com condições meteorológicas muito adversas que se faziam sentir na área#, frisa a mesma nota. O navio de passageiros dirigiu-se de seguida para o porto do Funchal, na Madeira, onde atracou esta manhã, 30 de Novembro, tendo a vítima mortal sido, posteriormente, transportada para o Gabinete Médico-Legal do Funchal.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Captura de de pescado aumenta 67% em Novembro de 2021

Partilhar               O volume de capturas de pescado em Portugal, em Novembro de 2021, aumentou 66,7% …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.