Início / Mar / Ambiente / Marinha colabora com o Zoomarine na libertação de duas tartarugas marinhas

Marinha colabora com o Zoomarine na libertação de duas tartarugas marinhas

A Marinha Portuguesa, através do NRP Hidra, apoiou a libertação de duas tartarugas marinhas que foram devolvidas ao seu habitat natural, o mar.

A libertação ocorreu após cumprido o período de reabilitação no Porto de Abrigo do Zoomarine e contou com a presença, a bordo do navio da Marinha, de elementos daquela entidade e do Comandante de Zona Marítima do Sul, Comandante Rocha Pacheco.

Esta operação decorreu a cerca de 10 milhas náuticas (18.52 km) a Sul de Portimão, de modo a permitir distanciar o Querubim (tartaruga-comum, Caretta caretta) e o Quibi (tartaruga-verde, Chelonia mydas), das artes de pesca costeira e de arrasto, realça fonte institucional do Zoomarine.

Com apoio do ICNF

A devolução ao mar daquelas tartarugas marinhas reabilitadas pelos profissionais associados ao Porto d’Abrigo do Zoomarine (o centro de reabilitação para espécimes aquáticos), contou com a colaboração da comunidade regional de pescadores, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), agentes da Autoridade Marítima Nacional e a Marinha Portuguesa.

Como é habitual, cada um dos dois quelónios regressou ao mar com um microchip (em tudo semelhante aos que se colocam nos cães e gatos), no entanto, devido ao seu reduzido tamanho (6.8 kg e 2.5 km), não serão anilhados.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

CAP esclarece Programa Emparcelar para Ordenar em sessão gratuita

Partilhar              A CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, tendo em vista a apresentação e o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.