Início / Featured / Marinha assiste navegador solitário

Marinha assiste navegador solitário

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), em articulação com o Capitão do Porto de Portimão coordenou desde o início da noite de dia 18 de Dezembro uma operação de assistência a uma embarcação a remos com um tripulante, do sexo masculino, de nacionalidade holandesa que se encontrava a bordo da referida embarcação, a navegar a 55 milhas (102 km) a sudoeste do Cabo de São Vicente e que largou de Portimão no dia 17 de Dezembro com destino à América do Sul (Guiana francesa).

Segundo um comunicado da Marinha, o “alerta foi dado pelo Capitão do Porto de Portimão, que foi contactado por uma amiga do indivíduo referindo que o navegador se encontrava a bordo da embarcação e que reportou que estava à deriva devido a um problema no sistema de governo da embarcação. De imediato foi empenhado o navio da Marinha portuguesa NRP Jacinto Cândido que divergiu para o local do alerta tendo estabelecido contacto com a embarcação pouco passava das 3h00. Após chegada ao local e de se ter verificado que o praticante estava em boas condições físicas o navio permaneceu na área por forma a garantir a salvaguarda da vida humana e a sinalização do perigo para a navegação durante o arco nocturno”.

Apoio de reboque

Após reunidas as condições de segurança e avaliada a situação, o NRP Jacinto Cândido prestou apoio de reboque à embarcação, pois esta encontrava-se numa área de passagem de navios de pesca, e a presença de uma embarcação desta natureza à deriva passaria a colocar em perigo à navegação circundante. O reboque foi iniciado ontem às 15 h 49 m, tendo terminado hoje às 7 h 35m junto à Praia da Baleeira em Lagos. Foi empenhada a embarcação salva-vidas de Lagos SR-33 da estação salva-vidas do ISN, que efetuou o transbordo do tripulante e procedeu à atracação da embarcação até no porto da Baleeira.

Pode ver o vídeo de salvamento aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Marinha Portuguesa projecta embarcação de alta velocidade para São Tomé e Príncipe

Partilhar              Uma embarcação de alta velocidade, com “ligações prováveis ao narcotráfico”, foi encontrada, na Praia das …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.