Início / Apoios e Oportunidades / Apoios Comunitários / Marinha apresenta projectos apoiados pelo PRR. Investimento total de 112 M€

Marinha apresenta projectos apoiados pelo PRR. Investimento total de 112 M€

A Marinha Portuguesa vai apresentar a Plataforma Naval Multifuncional e as componentes do Centro de Operações de Defesa do Atlântico, os dois projectos que obtiveram financiamento no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A Marinha tem aprovados apoios no valor total de 112 milhões de euros.

O evento ocorre na próxima terça-feira, dia 14 de Fevereiro, na Base Naval de Lisboa, no Alfeite, e contará com as presenças do secretário de Estado da Defesa Nacional, Marco Capitão Ferreira, e do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Henrique Gouveia e Melo.

Plataforma Naval Multifuncional

O projecto “Pilar I – Plataforma Naval Multifuncional e Pilar II – Centro de Operações” conta com um apoio de 110 milhões de euros, tendo já sido transferido para a Marinha 4,5 milhões de euros. A data de conclusão é a 31 de Dezembro de 2025.

A concretização e a operacionalização do investimento consiste na construção de uma plataforma multidisciplinar de referência, integrando tecnologia de fronteira e estendendo as funcionalidades de um navio de vigilância oceânica e de investigação oceanográfica para outros cenários como os de emergência (e.g., atender a derrames de petróleo ou “blooms” de plásticos, algas ou “jellyfish”) ou actividades de monitorização da ecologia do mar e integrando novos meios tecnológicos de observação, monitorização e intervenção oceânica como sistemas robóticos aéreos ou submarinos.

O Centro de Operações pretende reforçar os meios de observação do Oceano, contribuindo para o objectivo de criar um “Oceano Digital” de modo a permitir a criação de conhecimento e, simultaneamente, apresentar soluções que reforcem a capacidade nacional e internacional para intervir sobre os Oceanos.

Centro de Operações de Defesa do Atlântico

Já o Centro de Operações de Defesa do Atlântico conta com um apoio de 2 milhões de euros e terá de estar concluído até 31 de Dezembro de 2023.

A concretização e a operacionalização do investimento no projecto “Centro de Operações de Defesa do Atlântico e Plataforma Naval – Pilar III – Academia do Arsenal do Alfeite (Academia 4.0)“, é da responsabilidade, do Arsenal do Alfeite, na qualidade de beneficiário directo.

“No ecossistema da indústria de Defesa Europeia importa a Portugal desenvolver as capacidades dos recursos humanos afectos ao cluster Naval. Tendo em conta a sua história e posição geoestratégica é urgente responder aos desafios de uma economia verde e digital que só será possível com a criação de centros de conhecimento, ou seja, através de uma Academia 4.0”, referem os proponentes do projecto.

A Academia do Arsenal pretende constituir-se como “um projecto inovador de formação de recursos humanos no sector naval — quer através da qualificação e troca de experiências dos que já se encontram nas empresas quer da captação de profissionais para a área da engenharia naval — baseando-se num conjunto de parcerias, de que é testemunho o Protocolo entre a idD Portugal Defence, o Arsenal do Alfeite, a Associação de Indústrias Navais e o Consórcio de Escolas de Engenharia”.

Para tal, pretende também “fomentar-se a componente digital desta formação, criando um centro de competências posicionado para a transformação digital em curso na economia nacional”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Sindicatos garantem aumento do subsídio de turno na ADP Fertilizantes

Partilhar              A administração da ADP Fertilizantes chegou a acordo com os trabalhadores e os seus representantes, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.