Início / Featured / Marinha apoia a investigação, desenvolvimento e a inovação no mar

Marinha apoia a investigação, desenvolvimento e a inovação no mar

A Marinha apoiou a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto nos testes de integração dos magnetómetros em Light Autonomous Underwater Veichles (LAUV), realizados no mar ao largo de Sesimbra. Durante os referidos testes foram igualmente testados os magnetómetros do Instituto Hidrográfico (IH), para efeitos de métricas de comparação.

O magnetómetro é um aparelho que é utilizado frequentemente pelo Instituto Hidrográfico nas suas embarcações, para recolha de elementos de informação do fundo do mar.

Recorde-se que o Instituto Hidrográfico já utilizou por diversas vezes esta capacidade para detectar e validar a posição de objectos afundados (como por exemplo navios ou avionetas caídas ao mar), ou para fins de estudos científicos.

Durante esta operação foram empenhados o destacamento de mergulhadores sapadores Mine Warfare e a lancha de fiscalização rápida da Marinha (NRP Centauro), que terminou hoje a sua missão na área de busca e salvamento do continente.

A Marinha apoia regularmente a academia e instituições nacionais ligadas à investigação e ao desenvolvimento no âmbito das ciências do mar.

Centro de Investigação Naval

A título de curiosidade a Marinha criou em 2010 o Centro de Investigação Naval (CINAV) cuja missão é promover a investigação, o desenvolvimento e a inovação (ID&I) em áreas de interesse da Marinha, promovendo não só as actividades de ID&I da Escola Naval, mas também coordenar e supervisionar as actividades de ID&I desenvolvidas na instituição militar. Através deste centro a Marinha tem fomentado iniciativas interdisciplinares em áreas científicas de interesse para a Marinha, onde se destaca a robótica móvel e os sistemas de apoio à decisão.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

COTHN realiza acção de capacitação gratuita sobre Agricultura de Conservação

Partilhar              O COTHN  — Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional, no âmbito do projecto Call4Earth, realiza mais …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.