Início / Mar / Ambiente / Marine Stewardship Council destaca a importância do consumo de pescado de origem sustentável na sua I Semana #MarParaSempre

Marine Stewardship Council destaca a importância do consumo de pescado de origem sustentável na sua I Semana #MarParaSempre

O Marine Stewardship Council (MSC), organização internacional sem fins lucrativos, para debater e sensibilizar para a necessidade de combater a sobrepesca e incentivar a pesca sustentável, o MSC realiza em Portugal, entre 15 e 21 de Novembro, a semana #MarParaSempre.

Ao longo da semana em que se comemora o Dia Nacional do Mar (16 de Novembro), o MSC vai trazer para a mesa um tema essencial num dos maiores países oceânicos do Mundo e onde se consome quase o triplo de pescado (61 Kg per capita em 2018, EUMOFA) que a média da União Europeia (24 Kg), sublinhado o papel de Portugal no mar e a necessidade de consciencialização da sociedade civil.

São já mais de 270 os produtos que se podem encontrar em Portugal com o selo azul do MSC. Grande parte do pescado certificado pode ser encontrado em pontos de venda e de retalho das empresas mais comprometidos com o programa do MSC em Portugal (Aldi, Continente e Lidl,) ou de marcas como a Brasmar, Gelpeixe, Iglo, Lugrade, Riberalves e Sr. Bacalhau, que também apostam na oferta de produtos de pesca sustentável.

Para além destes pontos de venda, os cinco restaurantes IKEA e o restaurante Luz no hotel Iberostar Selection, em Lisboa, dispõem nos seus menus pescado certificado MSC.

17.262 toneladas de pescado com selo azul MSC

Refere o Marine Stewardship Council, em nota de imprensa,  que em Portugal, no exercício de 2020/ 2021 foram consumidas 17.262 toneladas de pescado com o selo azul do MSC, o que corresponde a um aumento de 27% face a igual período do exercício anterior.

Ao todo, podem ser encontrados 276 com este selo (+41%). Este crescimento parece reflectir o estudo realizado pela GlobeScan em 2020, no qual 54% dos consumidores portugueses referem já ter tomado alguma medida no último ano para proteger os oceanos e 90% assume estar disponível para tomar medidas no futuro com o mesmo objectivo.

“Isto significa que o consumidor está disposto a privilegiar produtos de origem sustentável e que a margem de crescimento é muito grande, tendo em conta que actualmente só 2% a 3% do pescado consumido per capita conta com a certificação MSC”, acrescenta a mesma nota.

Semana #MarParaSempre

A semana #MarParaSempre pretende reforçar a mensagem de que para transformar a forma como se pesca os nossos oceanos, é necessário mobilizar toda a cadeia de valor do pescado, incluindo os consumidores, assim como acelerar a concretização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

Numa iniciativa que une empresas e organizações para cuidar o Oceano e a pesca sustentável, um dos principais objectivos desta semana é apoiar e dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos principais parceiros do MSC em Portugal a favor de uma pesca sustentável certificada.

Chef Ricardo Luz

No âmbito da programação da semana, o MSC lançará uma iniciativa sobre o mote #JuntosNomesmoBarco, que pretende transmitir o compromisso de todos com a preservação dos recursos marinhos A mesma terá presença digital nas redes sociais da marca (Instagram e Facebook), onde os seguidores poderão acompanhar vídeos com a intervenção artística de Ôje num barco de pesca enquanto símbolo da importância do mar.

Por sua vez, o chef Ricardo Luz, considerado o Cozinheiro do Ano em 2019, irá falar da importância de escolhas e atitudes de um consumo sustentável através da confecção de uma receita. O Chef Ricardo Luz foi o vencedor da 30ª edição do maior concurso para cozinheiros em Portugal e é o Sub-Chef do Resort Club House Palmares Ocean Living & Golf, em Lagos.

A página web #SemanaMarParaSempre estará disponível a partir 15 de Novembro aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Fórum Vespa Velutina mostra resultados e estratégia no combate à inimiga das abelhas

Partilhar              O Fórum Vespa Velutina – Lisboa Atlantic POSitiVE realiza-se no próximo dia 31 de Maio …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.