Início / Agricultura / Maria do Céu Antunes: situação que se vive em Odemira é “inadmissível” mas é importante reconhecer trabalho da maioria das empresas agrícolas

Maria do Céu Antunes: situação que se vive em Odemira é “inadmissível” mas é importante reconhecer trabalho da maioria das empresas agrícolas

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes considera a situação “inadmissível” que se vive actualmente em Odemira, tendo chamado à atenção para a necessidade de “eliminar as más práticas laborais, que colocam em risco não só a saúde pública, mas também uma actividade económica indispensável à região e ao País”.

Contudo, a governante, que participava com o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Rui Martinho, na Audição Regimental, na Assembleia da República, sublinhou que é importante “reconhecer o trabalho desenvolvido pela vasta maioria das empresas do sector agrícola, designadamente no que diz respeito à testagem dos trabalhadores e à manutenção da sua segurança neste contexto de pandemia, bem como na garantia de condições de habitabilidade dignas e adequadas”.

Exportações crescem 5%

Durante a intervenção, em que maria do Céu Antunes anunciou o lançamento de novos apoios do PDR 2020, a ministra frisou que , em 2020, e apesar da pandemia, as exportações dos produtos agrícolas aumentaram em 5% e, no total do complexo agroalimentar, as exportações aumentaram em 2,5%, enquanto que as importações diminuíram em 4,8%, em relação a 2019. Já este ano, o complexo agroalimentar manteve a trajectória positiva, com um crescimento acumulado (Janeiro-Fevereiro 2021) das exportações em 2,6% e uma redução das importações em 6,1%.

Maria do Céu Antunes enfatizou ainda o “mérito dos agricultores, das empresas do sector agrícola e agroalimentar, que “não pararam, mesmo em condições difíceis.” Estes dados significam “que os produtos portugueses são reconhecidos pelos consumidores, que lhe dão preferência. Significa que o esforço dos agricultores, produtores e trabalhadores tem reflexos evidentes nos resultados alcançados. Significa que a Política Agrícola Comum continua a cumprir o seu papel: garantiu a resiliência e a segurança dos sistemas alimentares”, frisou.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

CAP esclarece Programa Emparcelar para Ordenar em sessão gratuita

Partilhar              A CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, tendo em vista a apresentação e o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.