Início / Agricultura / Maria do Céu Antunes em Bruxelas: “condições de apoio ao regadio têm de ser melhoradas”

Maria do Céu Antunes em Bruxelas: “condições de apoio ao regadio têm de ser melhoradas”

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, participou hoje, dia 21 de Setembro, em Bruxelas, no Conselho de Agricultura e Pescas – AGRIFISH. Neste encontro, Maria do Céu Antunes, sublinhou que “Portugal está empenhado para que seja alcançada uma posição comum para a reforma da Política Agrícola Comum (PAC) no próximo Conselho, que terá lugar em Outubro”.

Embora persistam alguns pontos que necessitem de aperfeiçoamento (como é o caso da melhoria das condições de apoio ao regadio) e outros que devam manter-se na sua actual redacção (como do nível de apoio associado e a contabilização do apoio às zonas com condicionantes naturais para efeitos de efeitos objectivos ambientais e climáticos), a governante considera as alterações introduzidas à proposta da Comissão como positivas.

Pequena agricultura

A ministra da Agricultura defendeu ainda que deverá existir um tratamento adequado para a pequena agricultura, excluindo o regime da pequena agricultura de sanções na condicionalidade. Maria do Céu Antunes salientou ainda a importância do programa POSEI e a atenção particular que é dada às Regiões Ultraperiféricas, que têm fragilidades decorrentes dos maiores custos de produção e da falta de alternativas de actividade, voltando a defender a manutenção do envelope financeiro para o POSEI.

A titular da pasta da agricultura reuniu, ainda, bilateralmente, com o ministro da Agricultura de França, Julien Denormandie, para debaterem e procurarem pontos de convergência relativos à conclusão da reforma da PAC, bem como, a preparação da presidência portuguesa que terá lugar no primeiro semestre de 2021.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

COTHN realiza acção de capacitação gratuita sobre Agricultura de Conservação

Partilhar              O COTHN  — Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional, no âmbito do projecto Call4Earth, realiza mais …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.