Um acordo para a reforma da Política Agrícola Comum (PAC) durante a Presidência Portuguesa da União Europeia é uma das apostas da ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes. E tudo indica que o vai conseguir.
Hoje, 25 de Junho, o Comissário Europeu para a Agricultura, Janusz Wojciechowski, anunciou na sua conta na rede social Twitter que a Presidência Portuguesa conseguiu um acordo entre o Conselho e o Parlamento Europeu sobre a reforma da PAC.
“É com muita satisfação que posso anunciar que conseguimos. Em alguns pontos teríamos desejado um resultado diferente, mas no geral penso que podemos estar satisfeitos com o conteúdo do acordo a que chegámos”, escreveu o comissário.
“Sempre dissemos que fechar o acordo político para a reforma da PAC era um dos principais objectivos da Presidência Portuguesa e os próximos dias vão ser decisivos. Desde o último Supertrílogo que temos vindo a dar passos significativos no sentido de encontrar um ponto de equilíbrio entre os dois co-legisladores, com o apoio da Comissão Europeia, e continuamos empenhados para chegar a um acordo político no Conselho de Ministros, no Luxemburgo”, disse ontem Maria do Céu Antunes.
Relembre-se que a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, presidiu na quinta-feira e hoje aos super trílogos com os negociadores do Parlamento Europeu, sob moderação da Comissão. E conseguiu um acordo de princípio sobre a PAC para o período 2021-2027.
Agricultura e Mar Actual