Março é o mês do Sável em Vila Franca de Xira

Durante o mês de Março, 27 restaurantes do concelho de Vila Franca de Xira confeccionam várias propostas com sável, uma especialidade gastronómica deste município da Região de Lisboa pela forte ligação ao Tejo.

Alhandra, Alverca, Póvoa de Santa Iria, São João dos Montes, Sobralinho, Vialonga e Vila Franca de Xira são os locais onde os visitantes podem provar e saborear algumas das mais conhecidas especialidades com este peixe migratório, como o sável frito acompanhado de açorda de ovas.

Homenagem aos sabores ribeirinhos

“Março, Mês do Sável” é uma campanha promovida pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira desde 1989, com o objectivo de valorizar e prestar homenagem aos sabores ribeirinhos, à gastronomia tradicional portuguesa e, sobretudo, à tipicidade e identidade de um concelho marcado pela vida e dinâmica do rio.

Os Mercados de Vila Franca de Xira, Alverca e Alhandra também se associam a esta campanha com a realização de show-cookings para divulgar o saber e a experiência, transmitidos ao longo de gerações pelas comunidades Varina e Avieira.

Rio Tejo

O Tejo sempre foi, e mantém-se ainda hoje, fonte de riqueza e de subsistência para muitas famílias do concelho de Vila Franca de Xira, que encontraram na faina e nas artes de pesca a sua forma de vida.

O sável, que na Primavera escolhe o Rio Tejo para a desova, foi o principal responsável pelas migrações de varinos e avieiros para o município. Actualmente, o “Março, Mês do Sável” é uma das suas maiores atracções turísticas.

Localizada a 20 minutos de Lisboa, Vila Franca de Xira tem vindo a apostar na oferta de diferentes experiências aos visitantes. Além da oferta gastronómica, é possível descobrir o rio Tejo, com passeios a bordo do Barco Varino “Liberdade” (com partidas da Marina do Parque das Nações), visitas guiadas a Museus e ao Centro Histórico da cidade.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.