A FNA 25 – Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo, que decorre no CNEMA — Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, em Santarém até 15 de Junho, contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. O Chefe de Estado esteve presente no almoço de expositores e foi homenageado pelo apoio constante ao sector agrícola.
O Presidente da República destacou a evolução e resiliência do sector agrícola português ao longo dos anos. O Chefe de Estado realçou a forma como os agricultores nacionais têm demonstrado uma capacidade de superar desafios e crises, avança um comunicado de imprensa da organização do certame, a cargo do CNEMA.
Para Marcelo Rebelo de Sousa “o mundo urbano reconhece a transformação da agricultura portuguesa, impulsionada pela inovação, tecnologia e a procura de novos mercados. A feira e a agricultura mudaram para melhor, mas ainda há muito a fazer”. E constatou que o evento é um “reflexo claro da modernização do sector”. O Presidente destacou ainda o aumento da produção, qualidade e diversificação da agricultura portuguesa, alcançando um número crescente de países e mercados.
No entanto, Marcelo Rebelo de Sousa apontou um grande desafio iminente: a defesa e segurança europeia e a discussão sobre a melhor utilização dos Fundos Europeus. A aplicação desses fundos será um tema de debate para garantir que os recursos disponíveis são atribuídos de forma equitativa e eficiente, adianta o mesmo comunicado.
O Presidente alertou também para a importância de ”não desenvolver um sector em detrimento de outro, procurando um equilíbrio que beneficie a agricultura como um todo”.
Por sua vez, o presidente do CNEMA e da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Álvaro Mendonça e Moura, agradeceu ao Presidente da República pela atenção dedicada ao sector, assim como aos expositores, patrocinadores e pequenos produtores pela participação e apoio à Feira Nacional de Agricultura.
O responsável assumiu que a FNA tem este ano um significado especial, com a CAP a utilizar o certame como palco para as celebrações do seu cinquentenário, e realçou a evolução da agricultura ao longo das últimas décadas.
No entanto, o presidente do CNEMA não deixou de apontar os três grandes desafios que o sector terá de enfrentar: a discussão do Próximo Quadro Comunitário de Apoio e Orçamento da Política Agrícola Comum (PAC); a execução da Rede Nacional de Água; e a renovação de gerações para assegurar a continuidade e inovação do sector.
Agricultura e Mar
AGRICULTURA E MAR Revista do mundo rural e da economia do mar
