Início / Featured / Manuel São João: “Executivo açoriano estará na linha da frente de nova Estratégia Regional para o desenvolvimento do Cluster do Mar dos Açores”

Manuel São João: “Executivo açoriano estará na linha da frente de nova Estratégia Regional para o desenvolvimento do Cluster do Mar dos Açores”

O secretário Regional do Mar e das Pescas anunciou hoje, 18 de Dezembro, na Horta, que o Executivo açoriano estará “na linha da frente de uma nova Estratégia Regional, acolhendo e coordenando todos os contributos e parcerias para o desenvolvimento do Cluster do Mar dos Açores”.

Manuel São João falava na sessão de apresentação da Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030, que teve lugar no Teatro Faialense, na cidade da Horta, e contou com a presença do ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos.

“Como o próprio documento refere, trata-se do principal instrumento político a nortear transversalmente a Política do Mar em Portugal. Continua, também, a enquadrar e salvaguardar as especificidades das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, cujas vulnerabilidades, potencialidades e oportunidades são particulares”, sustentou o governante.

Para o titular da pasta do Mar, “a cooperação, o conhecimento, a qualificação, a inovação e a sustentabilidade terão de continuar, obrigatoriamente, a ser conceitos primordiais de uma política concertada que promova cada vez mais ganhos para estes sectores e com consequentes reflexos na economia regional”.

Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo dos Açores

Durante a sua intervenção, o secretário Regional referiu que “a agilização do Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo dos Açores, cujo portal foi recentemente apresentado e cujo relatório técnico do plano de situação está em desenvolvimento, é uma ferramenta importante, para se potenciar a economia do mar, não só em termos de uma conservação efectiva dos valores ambientais, mas também na compatibilização dos interesses dos diversos sectores envolvidos no plano”.

“Outro aspecto que importa referenciar prende-se com uma política de gestão aglutinadora e eficaz, tendo em conta o activo turístico do nosso mar, atendendo à sua utilização lúdica e turística, sendo certo que importa ter, como princípio norteador de uma economia azul, a sustentabilidade e a salvaguarda dos nossos activos naturais”, disse.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

PDR 2020 tem 2 M€ para alojamento temporário amovível em explorações de Odemira e Aljezur

Partilhar              A Autoridade Gestora do PDR 2020 – Programa de Desenvolvimento Rural informa que estão abertas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.