Início / Agricultura / Mangualde já tem no terreno equipa itinerante de cadastro eBUPi

Mangualde já tem no terreno equipa itinerante de cadastro eBUPi

O Município de Mangualde já tem no terreno a equipa itinerante de cadastro eBUPi, que visa a expansão do processo de alargamento do Sistema de Informação Cadastral Simplificado e do Balcão Único do Prédio (BUPi) a todos os concelhos de Portugal e o desenvolvimento dos sistemas de informação e de interoperabilidade de suporte ao BUPi.

A autarquia realça em nota de imprensa que o Município de Mangualde já tem em funcionamento o balcão eBupi, desde Junho de 2021, no edifício da Câmara Municipal, “agora fortificando-se com a junção da equipa itinerante”.

O presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Marco Almeida, considera que “com as equipas móveis deste projecto vamos acelerar o cadastro e vamos assistir a um aumento gradual no número de matrizes inscritas. Ainda há muito trabalho a desenvolver e há um longo percurso a fazer para aprofundar o nosso conhecimento sobre os limites do nosso território”.

A missão do BUPI é garantir a expansão do sistema de informação cadastral simplificado, para agregar informação local e criar uma base de conhecimento relevante sobre o território.

Este projecto, cuja coordenação conjunta cabe ao Ministério das Finanças e ao Ministério da Justiça, surge pela necessidade de aumentar o conhecimento sobre quem são os proprietários de prédios, bem como os limites efectivos das suas propriedades no território português. Assenta em 4 pilares fundamentais: ordenamento do território, valorização de recursos, identificação dos proprietários e prevenção de incêndios rurais.

Esta iniciativa resulta de uma candidatura, apresentada pela CIM Viseu Dão Lafões, ao Programa Operacional Centro 2020, com vista à implementação de um Sistema de Informação Cadastral Simplificado na Região Viseu Dão Lafões, num investimento global superior a 2,3 milhões de euros.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Boletins com Recomendações de Rega do Milho. Semana de 13 a 29 de Maio de 2024

Partilhar              A Anpromis — Associação dos Produtores de Milho e Sorgo de Portugal informa que estão …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.