Início / Agricultura / Madeira entrega medicamentos para tratamento da varroose a 280 apicultores

Madeira entrega medicamentos para tratamento da varroose a 280 apicultores

O secretário Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Madeira, Humberto Vasconcelos, procedeu hoje, 23 de Agosto, no Centro de Desenvolvimento Agronómico das Quebradas, em São Martinho, à entrega a 280 apicultores, a título gratuito, de medicamentos veterinários para o tratamento terapêutico e profiláctico da varroose.

“Este apoio à apicultura regional corresponde a um investimento de 38 mil euros, que demonstra bem que o Governo Regional continua a proteger este importante sector, ao qual se dedicam muitas pessoas”, explicou Humberto Vasconcelos, anunciando que será realizado mais um investimento na construção de uma nova melaria comunitária para a transformação, que ficará situada nas Quebradas.

Varroose

A varroose é uma doença da abelha melífera Apis mellifera L. causada pelos haplotipos da Coreia e do Japão do ácaro Varroa destructor, cujos hóspedes originais são os haplotipos da Coreia e do Japão da Apis cerana. O ácaro é um ectoparasita dos adultos e das crias de Apis mellifera L.

Durante o seu ciclo vital, a reprodução sexual tem lugar dentro das células hexagonais dos favos. Os primeiros sinais de infecção passam geralmente despercebidos, e só quando a infestação já é importante, a doença fica patente. A infestação propaga-se por contacto directo entre abelhas adultas e pela movimentação de abelhas e de crias infestadas.

O ácaro pode ser também um vector de vírus da abelha melífera. O número de parasitas aumenta com a actividade crescente das crias e o crescimento do efectivo apícola, sobretudo no fim da estação, quando podem ser reconhecidos pela primeira vez os sinais clínicos da infestação.

O ciclo de vida do ácaro depende da temperatura e da humidade, contudo, na prática, podemos aceitar que a sua duração varia entre uns dias e uns poucos meses.

Pode ler também: “Apicultura. Cientistas criam fungo que acaba com a varroose sem produtos químicos”

Saiba tudo sobre o Plano de luta contra a varroose, aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Orçamento Participativo dos Açores tem 32 propostas vencedoras

Partilhar              A edição de 2022 do Orçamento Participativo dos Açores (OP Açores) contou com mais de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.