A Ilha da Madeira voltou a vencer, pela 7ª vez consecutiva, o prémio do ‘World Travel Awards’ como ‘Melhor Destino Insular do Mundo’ (‘World’s Leading Island Destination’). Com mais este galardão, o destino Madeira reforça o seu posicionamento internacional, depois de ter vencido, no último dia 22 de Outubro, o galardão de “Melhor Destino Insular da Europa”, que já ganhou por oito vezes.
Na corrida com a Madeira para este prémio agora conquistado estavam outros 20 destinos de todos os continentes: Bali (Indonésia), Barbados, Bora Bora (Polinésia Francesa), Cayo Ambergris (Belize), Cozumel (México), Creta (Grécia), Fiji (Oceano Pacífico), Havai (EUA), Ilhas Cook (Oceano Pacífico), Ilha Holbox (México), Ilhas Turcas e Caicos (Caraíbas), Jamaica (Caraíbas), Maldivas (Oceano Índico), Maurícia (Oceano Índico), Santa Lúcia (Caraíbas), Sardenha (Itália), Seychelles (Oceano Índico), Siargao (Filipinas), Sicilia (Itália) e Zanzibar (Tanzânia).
O secretário Regional de Turismo e Cultura e presidente da Associação de Promoção da Madeira, Eduardo Jesus, sublinha que, “num ano de retoma, em que o destino registou, pontualmente, melhores performances do que em 2019, antes da pandemia, voltarmos a ser o ‘Melhor Destino Insular do Mundo’ reforça a nossa visibilidade e reconhecimento internacional”.
Eduardo Jesus considera que a distinção dos ‘World Travel Awards’ “está interligada com o trabalho que intensificamos a partir de 2015, o qual tem permitido um crescimento sustentado. E neste ano, em particular, contribui para o incremento de sermos cada vez mais reconhecidos pelos viajantes como um destino de confiança e seguro para as férias, factores que passaram a ser muito importantes na retoma do turismo mundial”.
“O prémio, a par de outros, orgulha quem trabalha no Turismo na Região Autónoma da Madeira, os seus residentes, e também os milhares de turistas que nos visitam, que assim, encontram mais um valor a acrescentar quando procuram um destino de férias”, acrescenta Eduardo Jesus.
Os ‘World Travel Awards’, criados em 1993, e atribuídos anualmente para reconhecer, premiar e celebrar a excelência de todos os sectores chave das indústrias de viagens, turismo e hospitalidade. Constituem um dos principais galardões nos diferentes sectores que constam de listas restritas e são atribuídos depois da votação online do público e de profissionais do turismo.
Arquipélago da Madeira
A Madeira e o Porto Santo fazem parte de um grupo de ilhas portuguesas situadas no Atlântico, a 90 minutos de avião de Lisboa.
A Madeira e o Porto Santo são as duas ilhas principais, e as únicas habitadas. As ilhas Desertas e as ilhas Selvagens são reservas naturais e refúgio de múltiplas espécies de aves, plantas e lobos-marinhos, e podem ser visitadas mediante autorização prévia.
A sua cultura é multifacetada, tal como o clima ameno todo o ano, mas com microclimas através do arquipélago.
As ilhas têm uma história de 6 séculos, e foram fundadas por feitos de bravura, trabalho árduo e tradições, e enriquecidas pela produção da cana sacarina, do seu famoso vinho e mais recentemente, pelo turismo. Existem diversos eventos culturais, tais como a famosa festa da flor e o festival do vinho. Há também muitos eventos musicais, de gastronomia, de pirotecnia. Nas ilhas o Natal é chamado “A Festa” tal é vivida esta época do ano pelos madeirenses.
As ilhas da Madeira “são o melhor destino insular na Europa, pelo seu clima, proximidade entre ilhas, natureza, cultura, aventura, bem-estar e uma hospitalidade exemplar”, garante o Executivo madeirense. Saiba mais aqui.
Agricultura e Mar Actual