Início / Mar / Ambiente / Madeira: Direcção Regional do Mar recolhe lixo marinho e prepara Encontro do Mar

Madeira: Direcção Regional do Mar recolhe lixo marinho e prepara Encontro do Mar

A Direcção Regional do Mar participou sábado, 24 de Outubro, numa limpeza de fundo organizada pelo Clube Naval do Funchal e inserida no programa de actividades de Bandeira Azul do CNF e da Marina do Funchal.

A directora regional do Mar da Madeira, Mafalda Freitas, deu o exemplo e fez-se ao mar, juntamente com o investigador Filipe Henriques e a estagiária de origem espanhola do programa Eurodisseia, Mariona Pineda.

A espanhola encontra-se na Madeira a realizar um estágio na Direcção Regional do Mar, desde 28 de Setembro de 2020, e tem-se revelado uma estudiosa interessada nas questões do mar da Região. Mariona Pineda está neste momento a colaborar na elaboração de uma revista didáctica, intitulada “Porto Santo Debaixo de Água”.

Biodiversidade 

Além de colaborar com a Direcção Regional do Mar, a estagiária está a pesquisar o estado da arte da biodiversidade emblemática existente nos mares do Porto Santo, sendo responsável pela elaboração dos textos descritivos das principais espécies marinhas do Porto Santo, em português e inglês.

Está previsto a formação em outras áreas, nomeadamente na política de mar, através do seu envolvimento nas diversas tarefas e competências da Direcção Regional Mar, como a Directiva Quadro Estratégia Marinha.

Encontro do Mar

Mariona Pineda irá participar de forma activa na coordenação do Encontro do Mar, onde irá participar nas várias reuniões com as entidades competentes e os cientistas da Região Autónoma da Madeira e que estão previstas no respectivo encontro.

Está previsto também formação na área da biologia marinha, através da formação das técnicas mais usadas em censos de inventariação de espécies marinhas, através da realização prática de mergulhos com escafandro autónomo e formação teórica.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Luís Simões adere ao projecto Lean&Green da GS1 Portugal para reduzir pegada carbónica

Partilhar              A Luís Simões, líder no mercado de fluxos rodoviários entre os dois países ibéricos, é …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.