Início / Mar / Aquacultura / Madeira desenvolve formação para saída profissional na aquacultura

Madeira desenvolve formação para saída profissional na aquacultura

O secretário Regional de Mar e Pescas da Madeira, Teófilo Cunha, foi conhecer as bases do curso Técnico de Aquicultura, que decorre no Centro de Maricultura da Calheta (CMC), projecto formativo desenvolvido no âmbito da “Acção Capacitar”.

O governante fez-se acompanhar da presidente do Instituto de Qualificação, Sara Estudante Relvas, da directora regional do Mar, Mafalda Freitas, e do director do Centro de Maricultura, Carlos Andrade.

Teófilo Cunha trocou impressões com os alunos e inteirou-se sobre os vários aspectos da formação prática que os formandos estão a receber, quer através das entidades públicas quer das privadas que integram o sector, refere uma nota de imprensa do Executivo madeirense.

Alguns dos formandos estão em rotatividade entre o CMC, onde ocorre a investigação e as duas empresas privadas com interesses na aquicultura, um sector que em 2021 atingiu 1.627 toneladas de dourada produzidas e gerou um volume de negócio de 7,7 milhões de euros.

Curso de Técnico de Aquicultura

O curso de Técnico de Aquicultura é uma “Acção Capacitar”, promovida pelo Instituto de Qualificação em colaboração com a Direcção Regional do Mar (DRM). Dos 11 alunos inicialmente inscritos, 8 estão a concluir a formação que os preparou para realizar as tarefas inerentes à actividade numa exploração aquícola com eficiência e autonomia, estando, portanto, aptos a entrar no mercado de trabalho.

A acção contemplou 18 módulos, num total de 600 horas de formação a que somam 315 de Formação Prática em Contexto de Trabalho.

O grupo de formadores contou com diversos elementos do Instituto de Qualificação, da Direcção Regional do Mar, investigadores e ainda profissionais das empresas regionais do sector.

A formação prática conta com a colaboração de todos os envolvidos, permitindo aos formandos experienciar a aprendizagem teórica e desenvolver novas competências, traduzidas nos resultados de aprendizagem, de forma efetiva, para o cumprimento do perfil associado a esta saída profissional.

Estão envolvidos no projecto de estágio a DRM; CMC (DRM); Marisland; Marismar; Aquabaía.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

CAP esclarece Programa Emparcelar para Ordenar em sessão gratuita

Partilhar              A CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, tendo em vista a apresentação e o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.