Início / Agricultura / Maçã de Alcobaça quer dar aos estrangeiros “uma nova onda de sabor vinda de Portugal”

Maçã de Alcobaça quer dar aos estrangeiros “uma nova onda de sabor vinda de Portugal”

A APMA – Associação dos Produtores de Maçã de Alcobaça, “consciente de que a internacionalização é uma alavanca indispensável para o crescimento económico do sector,” apresentou, no passado sábado, dia 3 Dezembro, o “Projecto de Promoção da Maçã de Alcobaça em Mercados Externos”, que pretende dar palco a “uma nova onda de sabor vinda de Portugal” oriunda da “única maçã do Atlântico”.

A apresentação decorreu na sede da empresa Embala na Hora, em Óbidos, no âmbito do sistema de apoios a acções colectivas “Internacionalização”.

A Associação de Produtores acredita que com este projecto “a fileira da maçã, as Organizações de Produtores e os operadores individuais, sejam mobilizados para uma estratégia colectiva de promoção e para a criação de valor acrescentado e, em última instância, que sirva como ferramenta impulsionadora de estratégias colaborativas da venda do seu produto – Maçã de Alcobaça – por parte das PME que integram a APMA”.

Uma estratégia que consideram fundamental para contribuir para a valorização e diferenciação da Maçã de Alcobaça – IGP, a única maçã com influência atlântica, fomentando as exportações e a inovação deste produto português, ao mesmo tempo que contribui para o aumento da competitividade e visibilidade internacional de Portugal.

A diferenciação da Maçã de Alcobaça

Estamos perante um projecto que valoriza a localização geográfica da área de produção da Maçã de Alcobaça, potenciando as suas características únicas e diferenciadoras: maior intensidade de sabor agridoce, de cor e de aroma, refere uma nota de imprensa da associação.

Pequena e particularmente saborosa, a Maçã de Alcobaça é rica em fitonutrientes, antioxidantes e fibras, tornando-se perfeita para ser comida à dentada, a qualquer hora e em qualquer lugar, e fazer parte de receitas saudáveis e saborosas, sejam doces ou salgadas. Para a APMA “o projecto define um posicionamento baseado no conceito Atlantic Apple, dado a Maçã de Alcobaça ser a única maçã com influência atlântica. As caraterísticas diferenciadoras da Maçã de Alcobaça devem-se às interações muitos especificas entre a maresia do atlântico e o terroir da área de produção. O projeto valoriza, assim, a localização única e diferenciadora da área de produção da Maçã de Alcobaça na parte ocidental da Europa”.

Brasil em destaque

Para dar resposta a este desafio estão a ser implementadas diversas acções de promoção e de marketing internacional em alguns mercados estratégicos, destacando-se o Brasil. A estratégia passa por aumentar a notoriedade da marca Maçã de Alcobaça, através de comunicação e activações online e offline que permitam aumentar a presença da comunicação no ponto de venda, implementar acções de promoção e oferta do produto, aproximar o produto dos públicos-alvo e dos seus espaços e criar oportunidades para dar a conhecer os benefícios do produto.

Fundada em 2001, a APMA – Associação dos Produtores de Maçã de Alcobaça é a entidade gestora da Indicação Geográfica Protegida (IGP) “Maçã de Alcobaça” e detentora da Marca e imagem Colectiva. Constituída por 22 associados, empresas e organizações de produtores que produzem Maçã de Alcobaça IGP, tem como missão a promoção e valorização das maçãs qualificadas da região Oeste e como principais objectivos: regular e gerir a marca regional Maçã de Alcobaça IGP, diferenciar e evidenciar os principais valores e atributos, divulgar e promover a Maçã de Alcobaça, valorizar as maçãs e a actividade frutícola dos seus membros, estimular o consumo na perspectiva de hábitos de alimentação saudáveis e promover o associativismo e as parcerias entre os membros associados.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Navigator vence Prémio Cinco Estrelas pelo 3º ano consecutivo

Partilhar              A The Navigator Company conquistou, pelo terceiro ano consecutivo, o Prémio “Cinco Estrelas 2024”. O …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.