Início / Agricultura / Lusosem e Corteva lançam dois novos herbicidas para a cultura do arroz

Lusosem e Corteva lançam dois novos herbicidas para a cultura do arroz

Os orizicultores portugueses dispõem a partir desta campanha de dois novos herbicidas para a cultura do arroz — Agixa e Novixid — à base da nova substância activa Rinskor Active.

As novas soluções, desenvolvidas pela Corteva Agriscience, apresentadas ao mercado português pela Lusosem, proporcionam maior eficácia, maior espectro de acção e elevada flexibilidade no controlo de infestantes em arroz.

Com o objectivo de ajudar os agricultores a melhorar a gestão das infestantes na cultura do arroz, a Lusosem apresentou há cerca de 3 anos a nova substância activa Rinskor Active (florpirauxifen-benzilo) da Corteva Agriscience.

O seu modo de acção diferenciador ajudou os produtores de arroz a melhorar a rentabilidade da cultura, graças à eficácia, espectro de acção e à possibilidade de estabelecer novas estratégias de controlo de infestantes, dada a sua flexibilidade de utilização, garante a Lusosem em nota de imprensa.

Inovações de química sustentável

A molécula Rinskor Active foi premiada em 2018 com o Green Chemistry Challenge Award, o mais prestigiado nos EUA para inovações de química sustentável, e nos “Prémios Agrow”, como a melhor solução na categoria de protecção das culturas, pela sua eficácia, perfil ambiental e segurança para o utilizador.

Como resultado desta inovação, nasceu o Loyant, um herbicida que demonstrou durante as duas últimas campanhas “excelente eficácia contra as infestantes mais problemáticas dos arrozais europeus”. Em Portugal, o Loyant “comprovou que é uma peça-chave em programas de controlo de infestantes na cultura do arroz, obtendo grande aceitação por parte do sector”.

Como refere Filipa Setas, directora de desenvolvimento e marketing da Lusosem “o Loyant veio robustecer o nosso forte catálogo de soluções para a cultura do arroz, complementando-o com uma ferramenta essencial para espécies de infestantes de difícil controlo e também para uma melhor gestão de resistências, num quadro em que escasseiam soluções”.

Por sua vez, Gonçalo Canha, gestor de produto Arroz da Lusosem, afirma que “o Loyant foi determinante para o controlo de Alisma spp., Ciperus difformis, Echinochloa spp e Heterantera spp., sendo que é hoje a ferramenta central dos programas de controlo de infestantes”.

Agora, com o objectivo de oferecer mais e melhores soluções para os múltiplos problemas das infestantes do arroz, a Corteva expande a família Rinskor Active com dois novos produtos potenciados por esta substância activa: Agixa e Novixid.

Graças a estes novos produtos, que a Lusosem irá disponibilizar ao mercado nacional já esta campanha, os agricultores poderão contar com soluções mais eficazes, com um maior espectro de acção, e que permitem uma melhor gestão de resistências das infestantes mais problemáticas como Echinochloa spp., Alisma plantago-aquatica e Cyperus difformis, entre outras.

Note-se que, tendo em conta os problemas actuais nos nossos arrozais para controlar a Echinochloa spp., a utilização de programas de tratamento é essencial para alcançar níveis satisfatórios de controlo desta infestante.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.