Início / Agenda / Luís Vieira inaugura Expofacic – Exposição Agrícola, Comercial e Industrial de Cantanhede

Luís Vieira inaugura Expofacic – Exposição Agrícola, Comercial e Industrial de Cantanhede

O secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Vieira, preside, amanhã pelas 17 horas, à inauguração da 28º Expofacic – Exposição Agrícola, Comercial e Industrial de Cantanhede, uma iniciativa da Câmara Municipal de Cantanhede e da INOVA – Empresa de Desenvolvimento Económico e Social de Cantanhede que decorre de 26 de Julho a 6 de Agosto.

A Feira, que se realiza no Parque Expo-Desportivo de S. Mateus, é um evento que se realiza entre o mês de Julho e Agosto, com duração que pode variar entre os 10 e os 12 dias. A sua primeira edição aconteceu em Setembro de 1991 e já conta com 27 edições realizadas.

Recinto de 10 hectares

O recinto onde decorre a Expofacic é um grande espaço aberto, com cerca de 10 hectares, 120.000 m2 de estacionamento e 600 espaços, dos quais 500 são reservados a expositores.

Está organizado por diferentes sectores, dos quais se destacam o comercial, industrial e de serviços, automóvel, educação, agrícola, exposições temáticas e culturais, zona verde, diversões, gastronómico, lounge e street food e palcos.

Concertos musicais

Distribuído pelo recinto, estão 8 palcos, destacando-se o palco Expofacic, onde se pode assistir a concertos musicais dos melhores artistas nacionais e internacionais e stand up comedy e o palco Super Bock, dedicado à música electrónica. Nos restantes, existe uma programação recheada de música, dança e artes performativas.

Trata-se, portanto, de um evento que combina música, gastronomia, exposições e negócios, em que o preço das entradas “é muito acessível”, segundo a autarquia de Cantanhede, sendo dirigido a múltiplos públicos, com destaque para o público mais jovem e famílias, sendo visitado anualmente por 350.000 visitantes.

Expofacic é Ecoevento ERSUC

Refira-se que este ano a Expofacic ostenta o estatuto de Ecoevento ERSUC, atribuído pela empresa de tratamento e valorização de resíduos sólidos urbanos no Litoral Centro, com base no compromisso da entidade organizadora em promover a redução do impacte ambiental do evento, bem como a gestão adequada de resíduos.

De acordo com os critérios subjacentes àquela classificação, a Expofacic deverá evidenciar um carácter de responsabilidade e preocupação com a sustentabilidade ambiental de modo a ser reconhecido por todos os participantes.

Nesse sentido, a organização teve de criar e implementar no recinto em que decorre o evento um sistema para deposição selectiva de resíduos geradas em todos os sectores, garantindo que esses resíduos são recolhidos e encaminhados para as instalações da ERSUC — Resíduos Sólidos do Centro , onde serão triados e posteriormente enviados para reciclagem.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 more

Verifique também

Seafood Expo Global junta mais de 2.000 empresas expositoras de frutos do mar em Barcelona

Partilhar             more  ​​A Seafood Expo Global/Seafood Processing Global, a maior feira de frutos do mar do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.