Início / Agricultura / Luis Planas na Fruit Attraction: sector da hortifruticultura é “peça chave na recuperação” de Espanha

Luis Planas na Fruit Attraction: sector da hortifruticultura é “peça chave na recuperação” de Espanha

O ministro da Agricultura, Pescas e Alimentação de Espanha, Luis Planas, disse que o sector das frutas e vegetais tem sido um elemento chave para a recuperação da economia espanhola e afirmou que continua a ser “o sector agrícola mais importante de Espanha”, que tem conseguido manter a sua competitividade, com um valor de produção de cerca de 15,2 mil milhões de euros em 2020, 7% mais que em 2019 e 9% acima da média das últimas 5 campanhas. E também destacou a vocação exportadora do sector.

Luis Planas fez as declarações durante a inauguração da XIII edição da Fruit Attraction, a Feira Internacional de Frutas e Hortícolas, co-organizada pela Federação Espanhola de Associações de Produtores Exportadores de Frutas e Hortaliças (FEPEX) e a IFEMA Madrid, que se realiza em Madrid, de 5 a 7 de Outubro e reúne 1.300 empresas de 44 países.

Segundo o ministro da Agricultura de Espanha, esta feira é um “evento essencial para reforçar a posição das operadoras de frutas e vegetais nos mercados nacional e internacional”. O ministro garantiu que em 2021, “Fruit Attraction é negócio, inovação, diversidade e conhecimento”, visto que esta feira se configura como um importante instrumento de promoção do sector hortofrutícola espanhol.

Esta é a segunda feira mais importante do sector de frutas e vegetais da União Europeia, depois da Fruit Logistica (Berlim), onde dezenas de empresas portuguesas marcam presença.

Exportações

Luis Planas tem enfatizado a vocação exportadora deste sector, com 50% da produção destinada ao mercado externo, o que torna Espanha o segundo maior exportador mundial de frutas e hortaliças, atrás apenas dos Estados Unidos. O saldo das exportações em 2020 foi de 11.800 milhões de euros, 13% mais que a média dos últimos 5 anos, o que representa mais de 30% do valor das exportações agroalimentares.

Neste contexto, o ministro da Agricultura de Espanha Planas reconheceu a força do sector que, apesar das dificuldades derivadas da crise sanitária e das adversidades climáticas sofridas este ano, tem garantido o fornecimento de frutas e vegetais aos consumidores que valorizam cada vez mais a alimentação saudável e sustentável. “É um sector que está sempre na vanguarda da inovação e da competitividade do sector agroalimentar e deve continuar a fazê-lo”, disse.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Volume de capturas de pescado em Portugal diminui 29% em Abril de 2022

Partilhar              O volume de capturas de pescado em Portugal diminuiu 29% em Abril de 2022 (-31,3% …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.