Luís Mesquita Dias, director-geral da Vitacress Portugal entre 2009 e 2020 e actual administrador não executivo da empresa, é o novo presidente da AHSA – Associação dos Horticultores, Fruticultores e Floricultores dos Concelhos de Odemira e Aljezur. A nova direcção integra, ainda, Gonçalo Andrade, como vice-presidente, em representação da Lusomorango, e Ferdinand Enthoven, como secretário, em representação da Frestia Portugal.
Como principais objectivos deste mandato, que terá a duração de um ano, até novas eleições, a nova direcção da AHSA definiu cinco metas para um horizonte de três anos, que serão reavaliadas pelas direcções seguintes.
Desde logo, levar a cabo estudos de diagnóstico aprofundado do estado do território; aprofundar os canais de comunicação com as entidades regulatórias e decisórias relevantes; estabelecer um plano de comunicação que contribua para a construção e melhoria da imagem pública da associação; contribuir para a informação contínua dos seus associados; e dotar a Associação de meios financeiros e humanos suficientes e sustentáveis, que permitam levar a cabo os objectivos anteriores.
Relembre-se que Luís Mesquita Dias desempenha, há vários anos, funções na área associativa, tendo sido presidente da FIPA – Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares e das associações portuguesa e europeia de margarinas, entre outras.
Actualmente, faz parte da direcção da Portugal Fresh, da Centromarca e da Fundação Portuguesa de Cardiologia. É, ainda, presidente da direcção da Agrotejo e do conselho fiscal do IBET, sendo membro do conselho consultivo do Gain, na AESE, e ESBUC (Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica no Porto).
É, também, um grande defensor das estratégias de sustentabilidade e responsabilidade social, elegendo o capital humano como principal recurso das organizações, que se empenha em preparar para os desafios actuais e futuros do mundo digital.
Agricultura e Mar Actual