Início / Empresas / Luís Horta e Costa e outros peritos elogiam empreendimentos imobiliários em Melides

Luís Horta e Costa e outros peritos elogiam empreendimentos imobiliários em Melides

Conhecido por desenhar saltos altos com solas vermelho-papoula, Christian Louboutin absorve o cheiro do seu jardim junto ao mar em Melides, Portugal, onde mantém uma casa de férias e está a construir um hotel. Uma paz sonolenta atravessa esta aldeia onde Louboutin pode passear pelas ruas de paralelepípedos sem ser reconhecido, apesar de ser o designer de sapatos mais famoso da França. 

A vista ao longo da costa de Melides apresenta falésias escarpadas e as ondas espumosas do oceano Atlântico. A vista deslumbrante inspira Louboutin e os outros artistas atraídos por esta aldeia de 500 anos no Alentejo escassamente povoado. 

Melides é uma fuga para alguns – a princesa Eugenie e o seu marido vivem aqui a tempo parcial, longe dos paparazzis de Londres. É um último bastião de natureza intocada para outros – como Noemi Marone Cinzano, uma condessa e enóloga proprietária de uma casa em Melides que já foi primeira página da Architectural Digest.

Ao The New York Times, Noemi chega a afirmar: “Passei a vida inteira a viajar e nunca vi um único lugar na Europa que ainda se encontrasse intocado”.

“Melides é um lugar fantástico”, afirma o empresário Luís Horta e Costa, cofundador da Square View, uma incorporadora e gestora de ativos imobiliários em Lisboa. Ele foi um dos primeiros a exaltar esta joia à beira-mar, já que a sua família é proprietária de imóveis em Melides há 25 anos.

“Acho Melides linda”, diz Horta e Costa. “O interior do Alentejo é surpreendente e inclui belos locais a visitar.”

Melides fica no centro do Alentejo, uma hora a sul de Lisboa. O Alentejo possui 40 milhas de praias praticamente intocadas e é o celeiro de Portugal, pontilhado de vinhas e sobreiros. Em 2021, a Condé Nast Traveler descreveu Melides como “uma pérola portuguesa prestes a implodir”. Já um artigo recente do New York Times pintou Melides como “o que St. Tropez costumava ser em 1950” – um oásis de surf para nomes ousados que gostam de locais discretos.

Melides é casa de cerca de 1500 residentes, vários restaurantes familiares, mercearias locais e pequenos mercados. Mas esta aldeia centenária está lentamente a despertar para a modernidade à medida que se torna cada vez mais popular. 

A princesa Eugenie e o seu Marido, Jack Brooksbank, são as Mais Novas Celebridades a Caírem de Amores por Melides.

O estilo do Velho Mundo de Melides e as comodidades cada vez mais modernas atraíram a princesa Eugenie e o seu marido, o empresário Jack Brooksbank, para uma casa à beira-mar no CostaTerra Golf and Ocean Club, um complexo residencial de luxo com 292 hectares/722 acres. Brooksbank, que aprendeu sobre imóveis através do negócio da sua família, Pangaea Land and Property Limited, tornou-se um dos principais executivos do empreendimento em Melides. A par do muito antecipado Hotel Vermelho de Christian Louboutin, o CostaTerra Golf and Ocean Club é um dos projetos mais efervescentes do momento.

A Discovery Land Company, uma corporação de desenvolvimento dos EUA, construiu o CostaTerra Golf and Ocean Club com um ethos de “sustentabilidade e administração”, que se alinha com as crenças da princesa Eugenie, já que ela é embaixadora de causas ambientais. O casal dividirá o seu tempo entre Portugal e Frogmore Cottage, no Reino Unido, que herdaram depois de o Duque e a Duquesa de Sussex se terem mudado para a América. 

Luis Horta e Costa descreve CostaTerra como um empreendimento feito com tanto bom gosto que mal muda a paisagem. 

“O projeto CostaTerra é bom para a região porque traz emprego”, diz Horta e Costa. “Aumenta a qualidade dos projetos.”

Luís Horta e Costa e outros ansiosos pelo Hotel de Christian Louboutin

Muitos tiveram a sua curiosidade despertada quando Christian Louboutin anunciou o seu projecto de hotel boutique no centro de Melides. Chama-se Hotel Vermelho, uma referência inteligente às solas carmesim dos saltos de luxo de Louboutin. O burburinho que rodeia o hotel Vermelho é praticamente audível de Melides a Lisboa, e este foi listado recentemente pela Vogue como um dos “26 novos hotéis mais esperados de 2023”. 

Para o hotel vermelho, foram escolhidos a dedo móveis e cerâmicas que celebram os artesãos de Melides e a estética distintamente regional. Nos quartos do hotel, as paredes são revestidas de azulejos portugueses, que os artesãos pintam com desenhos derivados de padrões Mouros centenários. Em colaboração com Louboutin esteve Madalena Caido, arquiteta que ajudou a desenvolver os planos da propriedade, que incluem um restaurante. O hotel Vermelho vai abrir na primavera de 2023.

“O hotel de Christian Louboutin é uma construção Alentejana muito tradicional”, afirma Luís Horta e Costa. “Gosto imenso dele.”

Arquitectura tradicional Alentejana inspira desenvolvimento de Luís Horta e Costa

Luís Horta e Costa passou décadas no mercado imobiliário português e co-fundou a Square View para construir propriedades notáveis concebidas por arquitectos talentosos. Juntamente com a sua família e um parceiro de investimento, a Pátria, a Horta e Costa está a desenvolver uma propriedade próxima do Hotel Vermelho de Christian Louboutin.

Horta e Costa diz que a arquitetura histórica portuguesa inspira este estilo de desenvolvimento, que imita as moradias alentejanas. O estimado arquiteto português Manuel Aires Mateus desenhou os edifícios no centro da cidade. As propriedades estarão à venda por volta de outubro de 2023.

“Vou transformar a propriedade em 29 moradias pequenas, agradáveis e tradicionais com uma praça no meio”, diz Horta e Costa. “Não é um projecto feito para bilionários, mas para pessoas normais que podem pagar uma segunda casa pequena”.

 
       
   
 

Verifique também

2024 começa com criação de quase 5 mil novas empresas. 8% abaixo de 2023

Partilhar              O Barómetro da Informa D&B, especialista no conhecimento do tecido empresarial, relativos a 31 de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.