Início / Agenda / Livro Branco do Regadio Público. Pode dar o seu contributo até 30 de Junho de 2023

Livro Branco do Regadio Público. Pode dar o seu contributo até 30 de Junho de 2023

“Conscientes de que o desafio das alterações climáticas e a sustentabilidade no uso dos recursos exigem de nós mais cooperação, pretendemos criar todas as condições à construção participada de uma Estratégia para o Regadio 2030, a qual envolva todos os agentes do território. É desta vontade que nasce o Livro Branco do Regadio Público”, refere o Ministério da Agricultura e da Alimentação.

O Ministério da Agricultura, sendo os contributos de todos “fundamentais na definição de um modelo estável de gestão dos recursos destinados à rega e de governança do regadio”, convida assim à participação e contributos, os quais poderão ser remetidos, até dia 30 de Junho, via e-mail, para livrobrancoregadio@maa.gov.pt.

E acrescenta que entre os “objectivos que nortearam a criação desta iniciativa, inserem-se, entre outros, a priorização das necessidades de intervenção identificadas no estudo Regadio 20|30, o reforço nas disponibilidades de água, a monitorização e a redelimitação de perímetros de rega”.

Apresentações regionais

Assim e tendo em vista responder a estas questões, as primeiras reuniões, por região, são partilhadas com o sector. Seguir-se-ão, depois, encontros semelhantes com autarcas e representantes da academia.

Na apresentação na região do Alentejo, a 17 de Maio, em Beja, sessão presidida pela ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, foi dito que a área total do regadio em Portugal é de 630.517 ha, dos quais, 357.343 ha em regadio colectivo e 269.477 ha individual, havendo 36 Aproveitamentos Hidroagrícolas e 2 661 Juntas de Agricultores.

Conheça todas as apresentações regionais:

Pode ler o “Estudo Regadio 20|30 – Levantamento do Potencial de Desenvolvimento do Regadio de Iniciativa Pública no Horizonte de uma Década”, elaborado pela EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

ASAE apreende 9 toneladas de carne imprópria para consumo em entreposto ilegal no distrito de Évora

Partilhar              A ASAE – Autoridade de Segurança Alimentar e Económica procedeu ao desmantelamento e suspensão total …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.