Início / Mar / Ambiente / Lipor com participação activa na Conferência dos Oceanos

Lipor com participação activa na Conferência dos Oceanos

A Lipor – Serviço Inter-municipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, no âmbito da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, organizada com o apoio dos governos de Portugal e do Quénia, que decorre de 27 de Junho a 1 de Julho de 2022, em Lisboa, participa em vários momentos “reforçando o seu compromisso de protecção e defesa dos Oceanos e de luta contra o lixo marinho”.

Líderes de todo o Mundo e de todos os sectores de relevo estão ali reunidos com o intuito de mobilizar parcerias e aumentar o investimento em abordagens científicas e inovadoras, para reverter o declínio da saúde dos oceanos, refere uma nota de imprensa da Lipor.

A Lipor marca presença como co-promotora de um Side Event – How bilateral cooperation can contribute to achieve global goals – Portugal and Argentina together in the fight against ocean pollution and marine litter, through environmental education (Como a cooperação bilateral pode contribuir para o atingir de objectivos globais – Portugal e Argentina juntos na luta contra a poluição do oceano e lixo marinho através da educação ambiental) – juntamente com o Ministério do Ambiente e da Acção Climática de Portugal (MAAC) e com o Ministério do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Argentina (MAyDS).

Este Side Event, que consiste numa mesa-redonda, decorre hoje no auditório Mar da Palha do Oceanário de Lisboa e conta com a participação de ilustres oradores: Duarte Cordeiro, ministro do Ambiente e da Acção Climática de Portugal, Juan Cabandié, ministro do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Argentina, Fernando Leite, administrador-delegado da Lipor e Susan Gardiner, directora da Divisão de Ecossistemas da UNEP.

A Lipor está ainda presente na Exibição do One Sustainable Ocean, organizado pelo Fórum Oceano, que decorre na pala do Pavilhão de Portugal, marcando presença com um stand Lipor, que estará em exibição durante toda a semana.

Lipor recebe delegação da Argentina

No dia 29 de Junho, conciliando as agendas da Conferência dos Oceanos e a disponibilidade dos participantes, a Lipor vai receber uma delegação da Argentina nas suas instalações, liderada pelo ministro do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Argentina, para uma visita técnica e de alto nível.

Esta visita realiza-se “fruto das boas relações entre a Lipor e o MAyDS tendo como base os projectos que estão a ser implementados com a assessoria técnica da Lipor na Argentina”, realça aquele Serviço Inter-municipalizado.

E acrescenta que o projecto que consiste numa abordagem à gestão integral de resíduos em zonas costeiras para reduzir a presença de resíduos plásticos no oceano, tendo a educação e a sensibilização como ferramentas de envolvimento.

Neste projecto, a Lipor tem a seu cargo liderar toda a vertente de capacitação a diversos grupos de stakeholders (de referir a título de exemplo os Municípios da Rede de Municípios Costeira, ONG’s e representantes da classe piscatória), colaborar na definição da estratégia de comunicação e participar activamente em momentos específicos estratégicos.

Ainda no palco do One Sustainable Ocean, decorrerá uma apresentação institucional da LiporR e dos seus projectos em contexto internacional, no dia 30 de Junho.

Na Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, representantes de 193 Estados-membros, 20 instituições financeiras e 523 empresas estão em Lisboa para debater os grandes problemas e desafios que os nossos oceanos enfrentam.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Furto de alfarroba não pára. GNR apreende mais 434 quilos em Silves

Partilhar              A Guarda Nacional Republicana (GNR) informa que o Comando Territorial de Faro, através do Posto …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.