Início / Mar / Ambiente / Lidl e Marinha Portuguesa assinam parceria para preservação dos ecossistemas marinhos

Lidl e Marinha Portuguesa assinam parceria para preservação dos ecossistemas marinhos

O Lidl, através do seu projecto TransforMAR, estabeleceu um protocolo de colaboração com a Marinha Portuguesa, que prevê a realização de acções que visam a preservação dos ecossistemas marinhos e a protecção dos oceanos, onde se inclui a requalificação do laboratório de análises da qualidade da água e plâncton do Aquário Vasco da Gama, assim como a recolha de redes de pesca em alto mar.

Como forma de consciencializar a população para a adopção de comportamentos mais sustentáveis, em prol dos oceanos, em 2018 o Lidl desenvolveu o projecto TransforMAR, uma iniciativa que decorre, este ano, em 20 praias portuguesas, pretendendo sensibilizar para a importância da reutilização, reciclagem e redução do desperdício de materiais plásticos e resíduos de metal, evitando que estes acabem no mar, colocando em causa os ecossistemas, refere a cadeia de supermercados em nota de imprensa.

Recolha de redes de pesca

Este ano, o Lidl dá mais um passo neste sentido, ao estabelecer um protocolo com a Marinha, através do Aquário Vasco da Gama, no âmbito da 5ª edição do TransforMAR. O protocolo estabelece as condições de colaboração entre as duas entidades, com vista ao incremento de acções que visam a preservação do ambiente e dos oceanos, designadamente, na recolha de redes de pesca em alto mar que, nesta edição, foram transformadas em várias esculturas, localizadas em Portimão (tartaruga gigante), Nazaré (“A onda que ninguém quer surfar”) e Vila Nova de Gaia (um labirinto de redes), concebidas pela artista portuguesa Soraia Domingos.

Além disso, o Lidl e a Marinha vão colaborar na requalificação do laboratório de análises da qualidade da água e plâncton que visem um melhoramento das capacidades existentes para uma melhor eficiência e eficácia dos serviços prestados à comunidade, no Aquário Vasco da Gama – o Aquário mais antigo do mundo aberto ao público.

Investigação da fauna e flora aquáticas

O apoio do Lidl na requalificação do Aquário Vasco da Gama, irá permitir que este continue a sua missão de desenvolver actividades de investigação no domínio da fauna e da flora aquáticas, assim como na análise das águas do mar por forma a avaliar a qualidade da mesma, quais os desafios e metas a atingir e acções para a protecção ambiental dos oceanos e ecossistemas.

Com a produção de plâncton, o Aquário Vasco da Gama estabelece a cadeia alimentar marinha completa, factor crucial no aumento da longevidade de algumas espécies de invertebrados marinhos, e constitui igualmente parte importante da primeira fase de alimentação de algumas espécies reproduzidas no Aquário.

O Lidl conta com uma estratégia de redução de plástico, denominada Reset Plastic, cujos objectivos são: reduzir em 20% o seu consumo de plástico até 2025, tornar todas as suas embalagens o mais recicláveis possível e utilizar o máximo de plástico reciclado nas suas embalagens de marca própria.

Para Elena Aldana, directora de assuntos públicos, comunicação e ESG do Lidl Portugal, “esta parceria que estabelecemos com a Marinha está totalmente alinhada com o nosso compromisso de cuidarmos do planeta, desde a recolha de resíduos nas praias com o objectivo de que estes não cheguem ao mar, a análise das águas dos oceanos e a qualidade do plâncton à recolha de redes de pesca em alto mar e a reciclagem das mesmas. Reconhecemos a urgência em proteger e salvar os oceanos, em respeitar a biodiversidade e em conservar os recursos e, enquanto empresa socialmente responsável, continuaremos a fazer a nossa parte, sensibilizando também a sociedade para estes temas fulcrais”.

Para o Comandante Nuno Leitão, director do Aquário, “a Marinha, através do Aquário Vasco da Gama, está empenhada em contribuir de forma activa na preservação dos ecossistemas marinhos e na conservação dos seres que aí habitam. A parceria com o Lidl Portugal vem cimentar este nosso foco. A criação de pontes com empresas socialmente responsáveis é central na preservação da natureza, assegurando um futuro de qualidade para as gerações vindouras”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Suinicultores preocupados e perplexos face ao ‘desaparecimento” da Secretaria de Estado da Agricultura

Partilhar              A direcção da FPAS — Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores expressa a sua “preocupação …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.