Início / Agricultura / Lidl ajudou 390 produtores nacionais a exportar 18,2 mil toneladas de frutas e legumes

Lidl ajudou 390 produtores nacionais a exportar 18,2 mil toneladas de frutas e legumes

O Lidl Portugal apresentou os resultados da sua campanha de exportação conjunta com a Portugal Fresh. De Março de 2020 a Fevereiro de 2021, foram exportadas um total de 18.200 toneladas de frutas e legumes nacionais, correspondendo a 1.064 camiões que sairiam de Portugal com destino a oito países europeus (Alemanha, Irlanda, França, Espanha, Reino Unido, Polónia, Bélgica e Suíça).

Foram assim ajudados 390 produtores, que empregam cerca de 6.800 colaboradores, num ano de pandemia. Recorde-se que o Lidl assume a liderança nacional de exportação de produtos portugueses para a Europa, sendo a insígnia que oferece abertura ao maior número de diferentes mercados.

Culturas exportadas

Em termos de variedade, no ano de 2020, o Lidl ajudou a exportar mais de uma dezena de diferentes frutas e legumes, entre os quais: pêra Rocha, melão, frutos vermelhos, melancia, nectarinas, castanhas, couve-coração, abóbora manteiga e cenouras bio, tendo duplicado a diversidade de produtos exportados, em apenas 2 anos.

O ano de 2020 foi igualmente aquele em que o retalhista iniciou a exportação de citrinos certificados IGP, levando 1.300 toneladas de laranjas e limões do Algarve para a Alemanha, com a laranja a representar mais de 90% desta exportação. O Lidl Portugal é responsável pela compra de mais de 70% deste tipo de produtos, sendo um dos maiores compradores de citrinos do Algarve IGP, para o mercado nacional e internacional.

Ainda referente aos resultados do ano passado, a pêra Rocha continuou a ser o produto estrela de exportação, com cerca de 9.600 toneladas exportadas, das quais quase 5.800 para o mercado alemão. E já no ano de 2021, o Lidl alargou o seu portefólio e iniciou a exportação de pêssego para a Alemanha. Esta fruta está actualmente a chegar a 922 lojas, representando cerca de 29% de lojas na Alemanha.

Todos os fornecedores de frutas e legumes do Lidl possuem a certificação Global GAP e GRASP, que para além de garantir que a agricultura é segura e que os possíveis impactos negativos da mesma estão a ser reduzidos, serve de garantia também para questões como as condições de segurança, higiene e saúde dos trabalhadores.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Luís Simões adere ao projecto Lean&Green da GS1 Portugal para reduzir pegada carbónica

Partilhar              A Luís Simões, líder no mercado de fluxos rodoviários entre os dois países ibéricos, é …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.