Início / Agenda / Líderes do CDS e PCP foram à FNA 2018 e criticaram negociações da PAC

Líderes do CDS e PCP foram à FNA 2018 e criticaram negociações da PAC

Os líderes do CDS, Assunção Cristas, e PCP, Jerónimo de Sousa, visitaram a 55ª Feira Nacional de Agricultura/65ª Feira do Ribatejo e aproveitaram para criticarem as negociações da Política Agrícola Comum (PAC) e realçarem o papel decisivo da agricultura no dia em que a Feira distinguiu os premiados dos Concursos Nacionais.

A 55ª Feira Nacional de Agricultura/65ª Feira do Ribatejo, evento que decorre até ao próximo dia 10 de Junho, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, e que tem como tema o “Olival e Azeite” distinguiu hoje, 3 de Junho, os produtos premiados nos Concursos Nacionais e contou com a visita dos líderes do CDS e PCP.

Ao final do dia, a presidente do CDS marcou presença no evento realçando a dimensão da Feira Nacional de Agricultura, um evento que é um exemplo do “empenho dos produtores e das organizações de agricultores”.

Agricultura avançada e sofisticada

A responsável centrista acrescentou que Portugal tem “hoje uma agricultura avançada e sofisticada, o que se deve à capacidade de trabalho, ao empenho e à resiliência dos agricultores”.

A líder do CDS criticou a nova proposta apresentada pela Comissão Europeia no âmbito da PAC e disse que “as noticias de Bruxelas são más para a agricultura, para o Orçamento de Estado e para a coesão nacional. A redução dos apoios financeiros não pode ser admitida e é necessário que o governo faça ouvir a nossa voz em Bruxelas”.

Logo pela manhã, o responsável máximo do PC em declarações aos jornalistas presentes, destacou que a presença na Feira Nacional de Agricultura tem como objectivo “dar visibilidade a um certame de grande importância, que revela todas as potencialidades e possibilidades que existem no país para responder ao défice agro-alimentar. É um evento que demonstra toda a potencialidade da produção nacional. É aqui que se mostra a dimensão e o desenvolvimento da agricultura portuguesa”, declarou.

Jerónimo: “Portugal vai sofrer um corte substancial”

Quanto à nova proposta apresentada pela Comissão Europeia no âmbito da Política Agrícola Comum, Jerónimo de Sousa afirmou que “Portugal vai sofrer um corte substancial e é dos países mais prejudicados relativamente à PAC. Todos os esforços vão ser poucos para alterar o que é o objectivo das instituições europeias. É preciso argumentos, fundamentos e outras verbas que ajudem Portugal a desenvolver a sua produção nacional. Portugal necessita de produzir mais. É preciso argumentar e fundamentar cada vez mais a nossa posição para conseguirmos outras condições para Portugal”, acrescentou.

Recorde-se que de acordo com a proposta apresentada pela Comissão Europeia, Portugal vai receber menos dinheiro no âmbito da PAC no próximo quadro de apoio financeiro, apesar de estar prevista uma ligeira subida nos pagamentos directos aos agricultores.

Feira Nacional de Agricultura premeia “Os Melhores dos Melhores”

A FNA 18 foi hoje palco da entrega de prémios “Os Melhores dos Melhores” referentes aos Concursos Nacionais. Estas iniciativas foram realizadas em prova cega e tiveram como objectivo estimular a produção de qualidade, dar a conhecer os melhores produtos nas diferentes regiões do País, incentivar o seu consumo e promover o encontro de produtores, empresas, técnicos e apreciadores.

Grande parte destes produtos estão em exposição na Nave A, no Salão Prazer de Provar, área que reúne no mesmo espaço vários produtos de grande qualidade como azeites, queijos, enchidos, méis, compotas, frutas, entre outros bens alimentares.

Amanhã, 4 de Junho, é dia de entrada gratuita na Feira Nacional de Agricultura, oportunidade a não perder para quem ainda não visitou o certame.

O Dia Livre é marcado pelo inicio das “Conversas de Agricultura” um conjunto de seminários e colóquios técnicos que têm como objectivo debater os principais temas do sector destacando-se as “Oportunidades para o Desenvolvimento do Turismo em Espaço Rural” (Org. CAP), a “Política Agrícola Comum, PAC – Pós 2020” (Org. CNA) e uma “Acção de Formação para Criadores de Limousine” (Org. AClimousine).

As Actividades Equestres voltam a estar no centro das atenções com a realização do 8º Concurso Nacional da Égua Afilhada da Raça Lusitana e o 25º Concurso Nacional Oficial das Coudelarias Portuguesas, o Concurso de Traje à Portuguesa e o Concurso de Apresentação do Cavalo de sela.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

COTHN realiza acção de capacitação gratuita sobre Agricultura de Conservação

Partilhar              O COTHN  — Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional, no âmbito do projecto Call4Earth, realiza mais …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.