Início / Agricultura / Legislativas. PS continua a apostar no regadio. Alargamento do perímetro de Alqueva é para avançar

Legislativas. PS continua a apostar no regadio. Alargamento do perímetro de Alqueva é para avançar

O Partido Socialista (PS) pretende “continuar a apostar no regadio eficiente e sustentável, promovendo a requalificação dos perímetros de rega existentes de modo a promover a sua eficiência, prosseguindo a implementação do Programa Nacional de Regadios tendo em vista o aproveitamento de novas áreas com maior potencial para a irrigação, incluindo o alargamento do regadio de Alqueva”.

Isto lançando a 2.ª fase do Programa Nacional de Regadios – o PNR2030, tal como previsto no Programa Nacional de Investimentos 2030 e de acordo com de acordo com o Levantamento do Potencial de Desenvolvimento do Regadio de Iniciativa Pública no Horizonte de uma Década.

Os socialistas, segundo o seu programa eleitoral para as legislativas de 30 de Janeiro, comprometem-se ainda com a apresentação e implementação do Plano de Eficiência hídrica do Alentejo e a revisão do sistema de cálculo do tarifário da água para rega de modo a penalizar o absentismo e privilegiar o consumo eficiente da água, monitorizando e avaliando a utilização dos regadios à luz da eficiência hídrica.

Mais regadio no Algarve e Alentejo

Por outro lado, refere o programa eleitoral do PS que pretende a implementando práticas de regadio que promovam o uso mais eficiente da água como o recurso a tecnologias de precisão e de monitorização, bem como o recurso a água reciclada tratada, além de executar os projectos de regadio apoiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), nomeadamente as componentes do regadio do Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve e do Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

2.º Fórum da Agropecuária Biológica AçoresBio arranca a 20 de Maio no Faial

Partilhar              O 2.º Fórum da Agropecuária Biológica AçoresBio – este ano AçoresBio22 – arrancará na Ilha …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.