© PPM

Legislativas 2025. PPM defende criação de Escola Superior de Tecnologias do Mar nos Açores

O Partido Popular Monárquico (PPM), liderado por Gonçalo da Câmara Pereira, se ganhar as eleições legislativas antecipadas de 18 de Maio de 2025, promete criar uma Escola Superior de Tecnologias do Mar, na Região Autónoma dos Açores. “Fundar uma instituição dedicada a formar engenheiros, cientistas de dados oceânicos, operadores de drones e especialistas em direito marítimo”.

“A Noruega investiu fortemente em formação azul nos anos 2000 e viu a sua economia do mar crescer 75% numa década”, realça o programa eleitoral do PPM.

Os monárquicos querem também “apoiar financeiramente a recuperação da construção naval nacional. Conceder apoios e incentivos à modernização dos estaleiros portugueses, priorizando a construção de navios de patrulha, transporte e investigação oceânica”.

“A Coreia do Sul, investindo na sua indústria naval, transformou-se no maior construtor naval do mundo em 20 anos”, realça o programa eleitoral do PPM.

“Expandir o cluster de energias renováveis oceânicas” é outra das propostas do PPM, defendendo “multiplicar  projectos de energia eólica offshore, energia das ondas e das marés, como no modelo escocês. Estas energias podem fornecer 30% da electricidade nacional até 2040, segundo projecções da Universidade de Lisboa”.

Por outro lado, o partido liderado por Gonçalo da Câmara Pereira defende a criação de um centro de inovação em biotecnologia azul. “Apoiar investigação em produtos farmacêuticos, cosméticos e alimentares derivados do mar, onde o Canadá já investe mais de 300 milhões de dólares anuais. O oceano português é uma fonte de biodiversidade única que pode gerar novos sectores económicos”, frisam os monárquicos.

O PPM pretende também desenvolver zonas industriais costeiras especializadas em logística marítima. Criar hubs logísticos integrados junto aos grandes portos, melhorando a competitividade de Sines, Leixões, Praia da Vitória e Setúbal, salienta o programa eleitoral do PPM, acrescentando que “os Países Baixos e a Bélgica multiplicaram o seu PIB marítimo ao apostar neste modelo de especialização costeira”.

Pode ler o programa eleitoral do PPM para as legislativas de 18 de Maio aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Viana do Castelo recebe especialistas europeus para debate sobre economia do mar

Partilhar              A cidade de Viana do Castelo acolhe o evento Olamur Consortium Meeting, que reúne um …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.