© Livre

Legislativas 2025. Livre quer transferir gestão da floresta para a tutela do Ministério do Ambiente

O Partido Livre, liderado por Rui Tavares, se ganhar as eleições legislativas antecipadas de 18 de Maio de 2025, compromete-se a transferir a gestão da floresta para a tutela do Ministério do Ambiente, de forma a “garantir uma gestão integrada e ecossistémica que valorize as florestas como ecossistemas multifuncionais e essenciais para o equilíbrio do meio, recusando uma visão puramente utilitarista e redutora das florestas à produção de biomassa”.

E promete “promover uma visão que reconhece o papel da floresta na conservação da biodiversidade, na regulação climática, na protecção dos recursos hídricos e na construção de paisagens resilientes”, segundo o seu programa eleitoral.

Por outro lado, pretende “incentivar a valorização dos resíduos orgânicos e biomassa florestal, promovendo a compostagem destes materiais para enriquecimento do solo em termos de matéria orgânica, reduzindo dessa forma a procura por fertilizantes artificiais e travando a instalação de novas centrais de biomassa”. Isto, “introduzindo regras obrigatórias de sustentabilidade da biomassa utilizada nas centrais existentes”.

O Livre defende ainda o término dos “apoios à queima da biomassa florestal para geração de energia eléctrica, direccionando estes apoios para a conversão da infra-estrutura e logística associadas para a valorização da biomassa florestal enquanto recurso para reforço da matéria orgânica dos solos e valorização de resíduos azotados”.

“Os recursos públicos direccionados actualmente para a combustão deverão ser redireccionados para estratégias de incorporação da biomassa florestal no solo “in situ”, por via mecânica ou silvopastorícia, ou através da sua combinação com matérias orgânicas azotadas com vista à obtenção de matéria orgânica para uso florestal ou agrícola”, refere o documento.

Pode ler o programa eleitoral do Livre para as legislativas de 18 de Maio aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.