A Iniciativa Liberal (IL), liderada por Rui Rocha, candidata às eleições legislativas antecipadas de 18 de Maio de 2025, considera que a “agricultura do futuro será aquela que conseguir produzir mais, com menos impacto ambiental”. Para isso, “as Novas Técnicas Genómicas (NTG) representam uma oportunidade única para tornar a produção agrícola mais eficiente, sustentável e competitiva”.
“Estas técnicas permitem desenvolver variedades mais resistentes a pragas e doenças, reduzir o uso de pesticidas e optimizar o aproveitamento de recursos como a água e os nutrientes do solo. Só adoptando uma postura de abertura à inovação conseguiremos vencer os nossos desafios e sedimentar a agricultura como um sector moderno, atractivo para os jovens e como fonte de investimento estrangeiro”, refere o programa eleitoral da IL.
Para isso, “é uma prioridade para a Iniciativa Liberal acelerar o processo de regulação e de investimento em NTG. Este é o debate mais importante no futuro da nossa agricultura: a Iniciativa Liberal dará prioridade a esta agenda”.
Os liberais consideram ainda que “Portugal pode servir-se dos fundos europeus para potenciar o Valor Acrescentado Bruto (VAB) da agricultura portuguesa, que deve ser um dos indicadores chaves na condução da política agrícola. As duas últimas décadas demonstraram que foi possível inverter a tendência de queda do VAB agrícola”.
A Iniciativa Liberal “pretende assegurar uma trajectória de crescimento sustentado do valor acrescentado do sector agrícola, assegurando a competitividade e a autonomia dos agricultores portugueses”.
Pode ler o programa eleitoral da IL para as legislativas de 18 de Maio aqui.
Agricultura e Mar
AGRICULTURA E MAR Revista do mundo rural e da economia do mar
